“É preciso transformar o ato da compra em uma experiência agradável”


Palestra tratou sobre excelência no atendimento
 

Crédito: Daniela Villar 
O segundo dia do Congresso para o Desenvolvimento do Varejo teve como tema Pessoas. O professor da ESPM-Sul, José Penelas, palestrou sobre atendimento e excelência em vendas no varejo. O evento ocorre em paralelo à 1ª Feira Brasileira do Varejo (Febravar), que ocorre até amanhã, dia 12 de julho, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. A apresentação de Penelas tratou do relacionamento entre cliente e vendedor e trouxe dicas para lojistas não perderem possíveis compradores na hora do atendimento.
Pesquisas comprovam que 68% das pessoas abandonam uma loja em razão da insatisfação com o atendimento de má qualidade. “Ausência de empatia, despreparo, demora e arrogância do pessoal do atendimento são as principais reclamações de clientes que acabam saindo frustrados e ‘se vingando’, comprando na concorrência”, explica o docente.
Antigamente, o atendente necessitava de habilidade para falar do produto, apresentá-lo como o melhor do mercado. Atualmente, o vendedor precisa criar um relacionamento com o consumidor, inspirar confiança e trazer valores humanos como humildade, respeito, carinho e compaixão para este contato. Penelas alerta ainda que este relacionamento é um papel de todos os colaboradores da empresa, principalmente da liderança.
Entre os itens mais procurados no atendimento, segundo pesquisa, são: solicitude e interesse do pessoal, competência para solução de problemas, espontaneidade, flexibilidade e capacidade de corrigir os erros cometidos. “Não adianta investir em tecnologia e publicidade se o funcionário espanta o cliente da loja”, ressalta o palestrante, que ainda explica que todo o contexto influi, inclusive as condições do ambiente. “É preciso transformar o ato da compra em uma experiência agradável. O cliente não está interessado na opinião de um vendedor e sim em satisfazer suas necessidades”, conclui.

Confira a programação para o último dia do evento:
DIA 12/07 - Tema: Estratégias para o varejo
14h - Palestra: Tributação para o varejo - Jaime Gründler Sobrinho - Presidente do SESCON-RS
15h - Palestra: Oportunidades da China– Thomaz Machado - CEO China Invest
16h – Mesa-redonda: Estratégias de sucesso - Mediador: Renato Martins – Jornalista. Debatedores: Gildo Sibemberg - Vice-presidente de Marketing e Vendas das Lojas Gang, Sérgio Bandeira - Diretor de Operações das Lojas Tumelero
Claudio D'Avila - Consultor e Professor da ESPM Sul, Fabiana Estrela - Diretora da Estrela Franquias, Lojas Barriga Verde e Caverna do Dino"
17h30 - Palestra: A importância do design para o reposicionamento estratégico de grandes marcas – Julio Takano - CEO Kawahara e Takano Soluções para o Varejo e presidente da ABIESV
19h - Palestra: Da oportunidade ao Existo: Mudar é complicado? Acomodar é perecer! - Mario Sergio Cortella - Filósofo, mestre e doutor em Educação, escritor e conferencista
 
Sobre o Sindilojas Porto Alegre
Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade