Documentário revela influência nipônica em Mato Grosso

O vídeo documentário “Japoneses em Mato Grosso” vai ser lançado nesta terça-feira (09.07), às 20h, no Clube Feminino, em Cuiabá. O evento é aberto ao público e conta com uma apresentação de Taiko, com japoneses tocando tambores.

O documentário retrata o choque cultural entre brasileiros e japoneses, na década dos anos 50, passando pelos processos de adaptação, conhecimento, manutenção da cultura japonesa e da língua, modo de vida, comportamento, vestimenta e culinária.

Realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC), por meio do Programa de Apoio à Cultura (PROAC), o projeto resgata uma história pouco conhecida de japoneses que ocuparam a região Norte do Estado e deixaram contribuições para os mato-grossenses.

Ao narrar às vivencias da imigração, os japoneses entrelaçam as políticas de imigração brasileira e japonesa com a política de colonização do período. O vídeo resgata a época em que uma grande área de terras devolutas em Mato Grosso foram vendidas para colonizadoras particulares. Neste episódio, os japoneses tentaram sobreviver por meio do cultivo da seringueira e da pimenta do reino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade