Dicas para a prevenção de doenças no inverno

Renite, gripe e refriados são algumas doenças que preocupam com o frio 

A oscilação nas temperaturas, o tempo frio e seco e o aumento da poluição nas cidades são os grandes intensificadores das enfermidades da estação. Além disso, a concentração das pessoas em lugares fechados para se proteger do frio torna-ás também vulneráveis a doenças virais. Cuidados básicos com a saúde no dia a dia possibilitam a diminuição do impacto ou o afastamento total dessas enfermidades. Pensando nisso, o professor Paulo Antônio Weissheimer do Senac Passo D’Areia traz algumas dicas para a prevenção:
Paulo Weissheimer é enfermeiro e docente dos cursos da área da saúde do Senac Passo D’Areia, em Porto Alegre. O especialista garante que a prevenção é sempre o melhor remédio. “Previna-se. As vacinas e o autocuidado fazem parte da nossa corresponsabilidade em saúde. Além disso, mantenha bons hábitos de higiene, beba bastante líquido e consuma alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja e acerola”, recomenda.
Confira algumas orientações para os cuidados diários:
o Vacinação contra a gripe: principal medida de prevenção do grupo prioritário (idosos, profissionais da saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer fase da gravidez e portadores de doenças crônicas). Com sintomas de febre alta, isto é acima de 38º (trinta e oito graus) o paciente deve procurar ajuda no posto de saúde mais próximo, principalmente, crianças e idosos.
o Evite ambientes fechados: não sendo possível abra portas e janelas para melhorar a ventilação. Além disso, mantenha sempre o ambiente limpo e arejado.
o Em caso de contágio: Não faça uso da automedicação, consulte um médico que possa indicar medicamentos e dosagem adequada.
o Lave as mãos com frequência: principalmente quando houver o contato com objetos e superfícies públicas como ônibus, metrôs e lugares frequentados por muitas pessoas.

Professor e Enfermeiro Paulo Antônio Weissheimer
Especialista na Administração em Saúde Pública com ênfase nos serviços e na Saúde da Família. Orientador Pedagógico no Senac Passo D'Areia em Porto Alegre. Professor dos Cursos Técnico em Enfermagem, Óptica, Podologia, Massagem e Atendente de Nutrição do Senac.

Sobre a Fecomércio-RS
A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,3 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo www.fecomercio-rs.org.br.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é "educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo". Há mais de 60 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS possui 39 escolas, três faculdades e 21 Balcões Sesc/Senac, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços