Detran dá dicas a quem vai viajar de carro durante férias

Detran dá dicas a quem vai viajar de carro durante férias (Foto: Assessoria Detran)
Detran dá dicas a quem vai viajar de carro durante férias (Foto: Assessoria Detran)
Julho e agosto são meses em que vários alunos de escolas e faculdades estão em férias. É um período em que muitos deles resolvem viajar para aproveitar os momentos de folga, deslocando-se para estados ou até países vizinhos. Muitos decidem fazer esses percursos por via terrestre, em seus próprios veículos. Por isso, é um momento em que tanto os condutores quanto as autoridades devem redobrar suas atenções para manter a segurança no trânsito.
Por isso, antes de seguir viagem, os condutores devem ponderar uma série de pontos importantes. Segundo o chefe da Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), Herbson Souza, a primeira medida é avaliar as condições físicas e psicológicas de quem irá conduzir o veículo. “Muitos acidentes ocorrem por esse motivo. Então, se o condutor apresentar sinais de cansaço ou tiver alguma restrição médica, é melhor que confie a direção a outra pessoa em perfeitas condições, devidamente habilitada”, afirma.
O coordenador atenta ainda que é essencial a revisão geral do veículo antes de qualquer viagem, ou seja, calibrar os pneus, checar os níveis de óleo, o step, as luzes dos faróis e os equipamentos obrigatórios de segurança, por exemplo. Ressalta também que os viajantes devem sempre portar os documentos de licenciamento do veículo e a habilitação, além de estar com eles sempre em dia. Se não o fizerem, estão sujeitos a medidas administrativas cabíveis.
A diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sawana Carvalho, ressalta também a necessidade de regularização dos documentos de porte obrigatório, a habilitação do condutor e o licenciamento do veículo, antes de seguir viagem. “Se o condutor estiver num estado vizinho, por exemplo, com os documentos vencidos, e passar por uma fiscalização de trânsito, terá uma dor de cabeça muito maior para regularizar sua situação antes de voltar para casa”, conta.
Sawana Carvalho aponta ainda outras duas medidas essenciais, não somente àqueles que decidem viajar nessa época, mas para qualquer condutor, em todos os meses do ano. “A velocidade excessiva, bem como a ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir, é conduta que deve ser evitada em qualquer circunstância. O governo do Acre e o Detran vão continuar fiscalizando, para assim educar nossos condutores. O que queremos, acima de tudo, é a paz no trânsito.”
O governo do Estado desenvolve uma série de ações preventivas com o intuito de reduzir o número de acidentes e, assim, alcançar um final de tranquilo nas vias públicas acreanas. Uma delas é a operação Álcool Zero, que, apesar de já estar sendo trabalhada desde março, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), Superintendência Municipal de Trânsito (RBTrans), Polícia Militar e Polícia Civil, está sendo intensificada a partir deste mês para coibir a mistura entre bebida e direção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços