Delcídio do Amaral considera imprescindível a reforma política com consulta popular

Da Redação
O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) considera “absolutamente necessário” que o país promova uma reforma política consultando a população. Em sua opinião, o Congresso Nacional falhou por não ter conseguido empreender as mudanças políticas compatíveis com a nova realidade brasileira e com os anseios dos brasileiros.
- Nós não conseguimos promover as mudanças necessárias. Nós nos frustramos nesse trabalho. Eu acho que a reforma política é muito importante, entre outros pontos importantes, para o Brasil continuar avançando e, com isso, a nossa sociedade – disse.
Segundo Delcídio, o Congresso e o Executivo também deixaram de priorizar serviços públicos de qualidade, como a mobilidade urbana e o transporte público.
- Priorizamos algumas obras estruturantes importantes, mas a mobilidade foi esquecida – afirmou.
Para Delcídio, as recentes manifestações em massa nas ruas das principais cidades brasileiras mostram que os governantes não conseguiram atender problemas básicos da população.
- Esse momento exige uma reflexão forte dos governantes, porque isso afeta todos os governantes – não é só o governo federal, os governos estaduais, as prefeituras –, uma reflexão importante dos partidos e inegavelmente uma reflexão forte dos movimentos sociais. A partir do momento em que esses manifestantes foram para a rua sem a participação de partidos, eles são apartidários, mas não são contra a política e contra os partidos – afirmou.
Delcídio disse que o governo precisa ter mais eficiência na administração dos recursos públicos, para que os recursos investidos possam fazer a diferença em áreas como a mobilidade urbana. Também são necessários, segundo o senador, melhor gerenciamento da máquina, agilidade, competência, priorização dos quadros técnicos e incentivo às carreiras.
- Erramos em muitas coisas. Acertamos em outras. Vários governos. Cada um tem sua virtude, cada um tem seu valor, como também tem seus efeitos, mas o Brasil avançou, e o reflexo desse avanço são essas manifestações que ocorreram. Mas temos grandes desafios. E o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário devem entender o momento que nós vivemos, o momento histórico. E, se for feita uma leitura competente deste momento que nós estamos enfrentando, o Brasil avançará mais uma vez. Volto a repetir: sairá mais forte do que entrou – completou.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços