Defesa Social vai dobrar efetivo


Ação é resultado da retomada do andamento do concurso público;  também está sendo realizado o trabalho de reestruturação da Defesa Civil do Município
A Secretaria Municipal de Defesa Social chega aos 200 dias da atual gestão municipal com uma importante conquista: chega à fase decisiva o processo de contratação de 200 novos guardas municipais. Isso significa que caminha para uma solução nos próximos meses o desafio que a Secretaria assumiu quando, no início de janeiro, venceu o contrato da empresa que fazia a vigilância nos prédios próprios do município.

Por orientação da Procuradoria Geral do Município, o prefeito Alexandre Kireeff não fez a renovação do contrato, uma vez que o serviço de vigilância não pode ser terceirizado caso o município tenha pessoas aptas a essa atividade. E os guardas municipais têm exatamente essa incumbência. Assim, a Secretaria de Defesa Social assumiu a vigilância nos imóveis do município, para onde foram remanejados os guardas.

Com a mudança, o prefeito Alexandre Kireeff determinou que fossem chamados mais 200 guardas municipais, entre os aprovados no concurso realizado no ano passado. A Secretaria Municipal de Defesa Social, explicou o secretariado do coronel Rubens Guimarães, poderá recolocar guardas municipais nas atividades de apoio ao policiamento, como ocorria até o início de janeiro.

A corporação tem atualmente 183 integrantes, 28% menos do que quando foi criada, dois anos atrás. Por essa razão, ele destacou o destravamento do concurso público para ingresso na corporação. “Em breve, será divulgado o resultado do certame. Com isso, a partir de agosto pretendemos iniciar o curso de formação. Isso nos proporcionará cumprir as nossas atribuições com mais excelência”, justificou.

A secretaria prioriza, também, o trabalho de reestruturação da Defesa Civil do Município, a qual tem por atribuição a defesa da própria comunidade. Para isso, busca integrar as diversas secretarias da prefeitura com órgãos estaduais como a Copel, a Sanepar e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), além do Corpo de Bombeiros, o principal parceiro da GM nesta tarefa.

O coronel enfatizou que caso haja algum tipo de catástrofe, a Defesa Civil está pronta para entrar em ação. “Adotamos medidas preventivas para evitar, prevenir ou, se for o caso, minimizar as consequências de possíveis eventos desastrosos. Estamos prontos para enfrentá-los”, disse Guimarães.

Além disso, guardas municipais do efetivo atual participaram neste semestre de atividades de capacitação como um curso sobre produtos perigosos, outro sobre identificação de moedas falsas e uma palestra sobre o racismo e a intolerância racial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços