Curtas londrinenses são exibidos no Rio de Janeiro

Evento reúne mostra de filmes e uma exposição do fotógrafo Haruo Ohara no Instituto Moreira Salles Os curtas-metragens londrinenses Haruo Ohara e Satori Uso serão exibidos na sede do Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio de Janeiro, no mês de julho, em uma série de eventos especiais relacionados à exposição do fotógrafo Haruo Ohara (1909-1999) no IMS.

A primeira exibição irá ocorrer no próximo domingo, dia 14, às 19h30, em uma sessão seguida por debate com o curador Sergio Burgi, o produtor Bruno Gehring e o fotógrafo Saulo Haruo Ohara, neto de Haruo. Pouco antes, a partir das 17h30, será realizada uma visita guiada pela exposição comandada por Sergio Burgi.

Nos dias 27 e 28 de julho, sábado e domingo, haverá nova sessão a partir das 18h. Todos os eventos contam com entrada franca. O Instituto Moreira Salles fica na Rua Marquês de São Vicente, 476, no bairro da Gávea. A exposição com as fotografias de Haruo Ohara foi aberta no dia 29 de junho e permanece em cartaz até o dia 8 de setembro.

Sobre os filmes

Produzido em 2009 pela Kinoarte, o filme Haruo Ohara mostra a vida e a obra do agricultor, imigrante e fotógrafo nipo-brasileiro que chegou ao norte do Paraná nos anos 1930. Ao longo de cinco décadas, ele produziu mais de 20 mil fotos de Londrina e região. Autodidata, Haruo nunca quis comercializar suas fotos.

Com roteiro e direção de Rodrigo Grota, o filme estreou em abril de 2010 no Cine Teatro Ouro Verde, conquistando 29 prêmios, incluindo cinco premiações no Festival de Gramado. Com Marco Hisatomi no papel de Haruo, o curta foi rodado em Londrina e Rolândia em julho de 2009 com patrocínio do Ministério da Cultura e apoio do IMS e da família de Haruo.

Primeiro curta da Trilogia do Esquecimento, o filme Satori Uso é inspirado na linguagem visual de Haruo Ohara e na figura poética criada pelo escritor londrinense Rodrigo Garcia Lopes. No curta rodado em março de 2006 em Londrina e Assaí, Rogério Ivano interpreta o agricultor que escreve haikais e quer se isolar do mundo após se afastar de sua musa, Satine, interpretada por Caren Utino. Com fotografia de Carlos Ebert e direção de arte de José de Aguiar, Satori conquistou 14 prêmios, incluindo três premiações no Festival de Gramado. O filme estreou em março de 2007 no Cine Com-Tour UEL e contou com patrocínio da Prefeitura de Londrina via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

DVD e Blu-Ray da Trilogia

Lançado em junho desse ano no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, o DVD e Blu-Ray da Trilogia do Esquecimento incluem os filmes Satori Uso, Booker Pittman e Haruo Ohara, curtas produzidos em Londrina entre 2005 e 2010 e que juntos conquistaram 50 premiações entre festivais nacionais e internacionais.
Os três filmes mostram uma Londrina imaginária, habitada por artistas estrangeiros que viveram na cidade e conta com produção da Kinoarte, distribuição da Filmes do Leste e patrocínio da Prefeitura de Londrina via Promic.

O lançamento do DVD e Blu-Ray em Londrina será no dia 18 de julho, quinta-feira, em evento especial que integra a comemoração dos 10 anos da Kinoarte aos preços de R$ 20,00 e R$ 40,00 respectivamente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços