Cursos no exterior atraem geração "mais madura"

É o que revela a operadora Intercultural instalada no Shopping Novo Batel
Ficou no passado o tempo em que fazer intercâmbio era coisa apenas para jovens, recém-saídos dos bancos das universidades. A estabilidade da economia e a possibilidade de parcelar a viagem têm feito pessoas de diferentes idades procurarem por agências especializadas, seja para aprender um novo idioma, seja para trabalhar ou conhecer outras culturas.

Segundo a coordenação da Intercultural unidade Curitiba, agência localizada no centro comercial do Shopping Novo Batel, a procura atualmente é de um público mais maduro. "Há uma grande procura por pessoas interessadas em fazer cursos de idioma no exterior, o que mudou, é que cresceu a procura de pessoas com mais de 45 anos querendo vivenciar esta experiência", revela Juliana Bley, diretora da Intercultural Curitiba. Enquanto os mais maduros procuram cursos rápidos, em períodos de férias, os mais jovens ainda optam por permanecer um tempo maior e, por vezes, trabalham para manter os custos de residir fora. Neste caso e com a crise na Europa, as melhores oportunidades para estudar ou trabalhar fora estão concentradas no Canadá.

No caso de quem quer aprender inglês, independente da faixa etária, há opções a partir de duas semanas e sem limite de duração. "Para quem tem pouco tempo, sugerimos o período das férias para quem deseja fazer o curso de idiomas. Um mês de aulas fora, equivalem a três meses de estudos aqui", explica Juliana Bley. A Intercultural Curitiba também oferece a opção de Work Exprerience, voltada a estudantes universitários, que podem trabalhar por até quatro meses, nas férias da faculdade.

Para os que buscam programas de trabalho no exterior, é preciso saber que cada país tem sua regra no que tange ao tempo de permanência. Nos Estados Unidos é possível obter visto para trabalho para até quatro meses de duração. Para Irlanda e Canadá o tempo é de até um ano. Enquanto a Europa tem fechado portas aos que procuram trabalho por lá, na Austrália, o pré-requisito para poder trabalhar é que o candidato frequente ao menos 16 semanas do curso de idioma.

Cuidados necessários
Interessados em fazer um curso ou trabalhar no exterior devem, primeiramente, escolher um destino. Depois, ele deve planejar o período de tempo que gostaria de permanecer fora. Também é importante ter em mente se quer só trabalhar, só estudar ou juntar os dois no mesmo pacote.

Outro aspecto fundamental é escolher a dedo a agência que onde fazer o intercâmbio. Checar reclamações no Procon de sua cidade e, se possível, conversar com pessoas que já usaram o serviço, já que não são poucos os relatos de insatisfação ou abandono por parte de agências que apenas querem vender o produto.

Investimento e facilidades
Atualmente é muito mais acessível participar de um programa de intercâmbio. Um programa básico, para estudar quatro semanas no Canadá, por exemplo, que inclui curso, material didático, hospedagem em casa de família, com meia pensão (café da manhã e janta), além de passagem e seguro, custa aproximadamente U$ 3.400,00 e estes valores podem ser parcelados.


Intercultural
Apontada com uma das melhores operadoras de cursos no exterior, nos anos de 2010 e 2011, pela Revista Viagem, a Intercultural oferece uma completa assessoria e acompanhamento para que deseja fazer intercâmbio. Desde ajuda para escolher o melhor programa, o país que melhor encaixa com cada perfil de candidato, além do acompanhamento no início do programa, durante a permanência e até o retorno da viagem. A Intercultural também prepara toda a documentação que o programa exige. "Nosso trabalho é muito sério. Estamos no mercado de Curitiba há mais de oito anos, e prezamos muito pelo atendimento, que é o nosso diferencial", afirma Juliana Bley.

Serviço
Intercultural Cursos no Exterior
Alameda Dom Pedro II, 255 Loja 49 - Shopping Novo Batel
Telefone: (41) 3232-0100
curitiba@intercultural.com.br
www.intercultural.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços