Cultura surda é tema de palestra na Udesc Joinville

Cultura surda é tema de palestra na Udesc Joinville
Joinville,


Nesta sexta-feira, 28, o professor do Centro de Educação a Distância da Udesc (CEAD), Deonísio Schmitt, ministrou a palestra “A Cultura Surda”. Auxiliado pelo intérprete Marcos Luchi, Schmitt falou ao público sobre com uma pessoa com deficiência auditiva pode se adaptar às adversidades, e o que constitui a cultura surda - desde a comunicação até experiências vividas.

Schmitt, que é a primeira pessoa com deficiência auditiva no país a alcançar o título de doutor em linguística, começou fazendo um breve histórico da educação dos surdos e explicou sobre a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Para ele, não existe um mundo dos surdos e um mundo dos ouvintes. Por outro lado, segundo o próprio professor, a linguagem de libras pode ser diferente dependendo da região. “O sinal de mãe para os gaúchos, significa biscoito para os cariocas”, exemplificou o professor.

Ele também falou sobre a dificuldade de comunicação das crianças surdas com pais que desconhecem a Libras. “Muitas vezes os pais não sabem a linguagem de sinais e a comunicação com a criança fica deficitária, então ela se sente excluída”, explicou. Ele defendeu que as escolas tenham professores bilíngües e intérpretes para facilitar o aprendizado de estudantes com deficiência auditiva.

Schmitt também ressaltou a importância da expressão corporal na comunicação visual dos surdos. Segundo ele, a expressão facial e os movimentos feitos com o corpo completam o contexto dos sinais, fazendo com que a fala seja mais eficaz. Ele também lembrou que a lei que oficializou a Libras, só foi assinada em 2002, até então ela não era usada em programas de televisão, não era ensinada em escolas e sequer era reconhecida como um idioma oficial.

Ao final da palestra, o professor respondeu a alguns questionamentos e participou da banca do trabalho de conclusão de curso da aluna Susana Huller, do curso de Licenciatura em Matemática, cujo título é “Aluno Surdo, Professor de Matemática e Intérprete de Libras: O Estudo de um Cenário da Cultura Surda”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade