Cultura implanta planejamento



Uma das conquistas da área foi a abertura do edital licitatório para a construção de uma biblioteca na região sul
Transcorridos os primeiros 200 dias da administração Alexandre Kireeff, a Secretaria Municipal de Cultura apresenta alguns dos trabalhos realizados além de avanços alcançados.  Neste período, o órgão elaborou o projeto do Plano Plurianual (PPA). “Fizemos um planejamento criterioso para que nos próximos quatro anos as ações pertinentes ao universo cultural possam ser bem desenvolvidas”, explicou a secretária de Cultura, Solange Batigliana.
A primeira etapa de construção do Teatro Municipal, que está prevista para ser entregue em março de 2014, é mais uma dentre as ações diretas da secretaria. “A obra do Teatro Municipal corrobora o crescimento da cidade. A área cultural não poderia ficar para trás”, destacou Solange.
Além disso, no dia 11 de julho, foi aberto edital licitatório para a construção de uma biblioteca na região sul. A secretária comemorou, também, a confirmação de que o Teatro Zaqueu de Melo irá receber melhorias concernentes à acessibilidade. “Os portadores de necessidade especial poderão ser atendidos com eficiência. É a ratificação do viés substancial do princípio constitucional da isonomia”, justificou a secretária. 

As cenas culturais e educacionais da cidade, através do Programa Municipal  de Incentivo à Cultura (Promic), continuaram sendo fomentadas pela Secretaria. “O subsídio do Promic possibilita a realização de iniciativas diversas. É satisfatório, por exemplo, ouvir os professores sobre as mudanças comportamentais dos jovens que participam de programas como o Um canto em cada canto e o Capoeira Expressiva”,comemorou Solange.
Fato relevante, ainda, foi a realização da VII Conferência de Cultura de Londrina, que teve como tema “Uma Política de Estado: os desafios do Sistema Nacional de Cultura”. A secretária disse que a conferência representa o amadurecimento da cultura como política pública. “O enfoque cultural mudou. A área, hoje, é compreendida como um serviço público disponibilizado ao cidadão”, afirmou.   

Por fim, Solange destacou a indicação de Londrina como uma das cidades participantes da Virada Cultural, bem como o apoio ao Ano Brasil-Alemanha, com a recepção do Caminhão Kultur-Tour. “Este intercâmbio cultural entre os países contribui para o desenvolvimento psíquico dos jovens, além de inseri-los no contexto da globalização”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços