CTA recebe certificado de excelência do MS


Londrina conta 43 Unidades Básicas de Saúde capacitadas para realizar os testes rápidos de HIV, Hepatites B e C e Sífilis

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Londrina (CTA) obteve 100% de acerto na Avaliação Externa de Qualidade de Testes Rápidos para o diagnóstico do HIV e recebeu o certificado de Excelência nas avaliações do ano de 2012, feitas pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação Alfredo da Matta.

De acordo com a gerente do Programa Municipal de Aids, Regina Cortez Gouveia, além de condecorar a equipe, o certificado é de extrema importância para a cidade de Londrina, porque demonstra a qualidade dos serviços prestados na Secretaria de Saúde.

“A população pode se sentir segura quanto à qualidade deste serviço. Além, disso, desde 2012 estamos em processo de descentralização dos testes rápidos para HIV, Hepatite B e C e Sífilis para as Unidades Básicas de Saúde, o que oportuniza acesso aos exames e o aumento do diagnóstico precoce das doenças. Com isso todos ganham, pois o paciente terá um diagnóstico precoce e pode manejar a doença de maneira a ficar menos doente e ter mais chances de viver mais e melhor. Além disso, sabendo de sua condição sorológica, a pessoa deixará de transmiti-la para outros”, disse Regina. 

Atualmente, há 43 Unidades Básicas de Saúde capacitadas para a realização dos testes rápidos, sendo que a meta da Secretaria de Saúde é que até o final deste ano todas as UBS estejam habilitadas.

Londrina possui diagnosticados 2.048 casos de Aids, sendo que o Ministério da Saúde estima que para cada caso diagnosticado, há mais cinco pessoas com HIV que desconhecem sua condição sorológica, ou seja, a estimativa é que em Londrina existam cerca de 10.000 pessoas vivendo com o HIV. O CTA fica na Alameda Manoel Ribas, 01. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (43) 3378-0146.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços