Consulta pública da lista da fauna ameaçada de extinção é prorrogada até dia 30


Foto destaque
  • A sociedade poderá consultar as 1,6 mil espécies avaliadas
A consulta pública da reavaliação da lista da fauna ameaçada de extinção do Rio Grande do Sul foi prorrogada até o dia 30 de julho. A sociedade poderá consultar as 1,6 mil espécies avaliadas e enviar contribuições por meio do site da fundação. As sugestões colhidas serão analisadas e a versão final da lista será publicada no Diário Oficial do Estado.

"A ampliação no prazo da consulta oportuniza maior participação da população nesta importante fase de conclusão da lista", disse Glayson Blencke, coordenador geral do trabalho e pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.

O trabalho prévio indicou que 274 espécies, entre mamíferos, anfíbios, aves, répteis, peixes e invertebrados, estão em um dos três níveis de ameaça de extinção (vulnerável, em perigo e criticamente em perigo), além de 11 que foram consideradas extintas. Participaram diretamente 129 especialistas de 40 instituições.

Dados preliminares Dados preliminares indicam que estão ameaçados 22% das espécies de mamíferos, 17% dos peixes de água doce, 15% dos anfíbios, 11% dos répteis e 14% das aves nativas do Rio Grande do Sul.

Os critérios, procedimentos e definições utilizados para a revisão da lista foram desenvolvidos pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), amplamente empregados em avaliações das condições de conservação de espécies em nível global e regional (países ou estados).

Texto: Daniel Hammes
Foto: Daniel Slomp/ Sema

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços