Conferência

Evento preparatório para a II Conferência Nacional de Educação tem participação do CFP

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou, neste dia 5 de julho, da “Conferência Livre Nacional de Educação em Respeito à Diversidade Sexual” – uma das etapas preparatórias para a II Conferência Nacional de Educação (Conae) – que será realizada em 2014, também com a participação do CFP. O evento segue até sábado (6), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.
Entre as ações discutidas na Conferência Livre para a próxima Conae, estão a avaliação de propostas com a temática da diversidade sexual aprovadas na primeira edição do evento, a definição de novas medidas para 2014, a eleição de delegados do movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais (LGBT), entre outras.
O conselheiro Celso Tondin, representante do CFP na Conferência Livre, participou da abertura do evento e da mesa inicial sobre educação e diversidade sexual. Durante sua palestra, Tondin anunciou a iniciativa da pesquisa sobre a violência e o preconceito nas escolas, fruto de parceria entre o CFP e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em conjunto com mais nove universidades federais.
“Entendemos a violência como um fenômeno multifacetado, que muitas vezes tem sido resolvido por meio da judicialização, da patologização e da medicalização. Precisamos caminhar no sentido de alternativas participativas e dialógicas de novos modos de convivência nas escolas”, defendeu. O conselheiro lembrou ainda que a homofobia, a lesbicofobia e a transfobia são formas de violências escolares motivadas por preconceitos.
O lançamento do Sistema Nacional de Promoção de Direitos e de Enfrentamento à Violência contra LGBT, que ocorreu no dia 27 de junho, foi um dos temas abordados pelas entidades.
Além do CFP, estiveram presentes na mesa representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR); da Reprolatina – Soluções Inovadoras em Saúde Sexual Reprodutiva, do Ministério da Educação (MEC); e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços