Conasems

CFP lançará publicação nesta terça-feira, 9 de julho, durante Congresso que ocorre entre os dias 7 e 10 de julho

CAPA_CREPOP_CAPS_5_v2-(2)O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lança na próxima terça-feira (9/7), às 15 horas, documento intitulado “Referências Técnicas para prática de psicólogas (os) no Centro de Atenção Psicossocial (Caps)”.  O evento ocorrerá no estande do CFP durante o 29º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e 10º Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência, que será realizado entre os dias 7 e 10 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
A publicação é resultado de uma consulta pública realizada pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), em 2012, que teve a participação de 338 psicólogos e gestores da área. O documento traz expectativas e demandas dos psicólogos que atuam nestes serviços, além de apontar a necessidade de formação para garantir um novo posicionamento frente à clínica no serviço público.
A pesquisa do Crepop teve como foco os Centros de Atenção de nível I, II e III, que atendem populações de 20 mil a 70 mil habitantes. A escolha dos Caps se deu por serem instituições que fornecem serviços considerados estratégicos no processo de desconstrução do hospital psiquiátrico. Após o lançamento, o documento será disponibilizado no site do Crepop.
As conselheiras Federais, Ermínia Ciliberti, da comissão de Saúde do CFP, Márcia Mansur, responsável pelo Crepop, Heloiza Massanaro, responsável pelo documento de referência lançado, bem como a representante da Comissão de Direitos Humanos do CFP, Rosimeire Silva, estarão presentes no evento, onde discutirão com os gestores propostas de contribuição da Psicologia na área da saúde local, especialmente na atenção básica.
Sobre o Conasems
Com o tema “Responsabilidade interfederativa no SUS: Desafios e agenda dos municípios”, o Congresso deste ano abre espaço para discutir problemas e propor soluções para a saúde pública brasileira, especificamente no Sistema Único de Saúde, que ainda enfrenta problemas depois de 25 anos de história.
Durante os quatro dias de evento serão desenvolvidas oficinas, seminários, painéis, mesas redondas e “Café com Ideias” abordando diversos temas ligados à saúde pública e às políticas de saúde. Além disso, haverá estandes de diversas instituições, entre elas o CFP, que vão expor experiências e mecanismos de interação com o SUS.
O CFP disponibilizará em seu estande as seguintes publicações: A Regulação dos Serviços de Saúde Mental no Brasil: Inserção da Psicologia no Sistema Único de Saúde e na Saúde Suplementar; e Como a Psicologia pode contribuir para poder avançar o Sistema Único de Saúde (SUS): Orientações para gestores; e Referencias Técnicas para atuação de Psicólogas (os) no CAPS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços