Comunidade do Ilson Ribeiro realiza caminhada pela paz nesta sexta-feira

“O propósito maior é mostrar o que já existe de bom sendo feito na comunidade, pelos próprios moradores, e ainda deixar um legado que possa, de fato, propor uma mudança de pensamento na juventude e garantir o exercício da cidadania”, comenta Marcelo Pereira (Foto: Val Fernandes/FEM)
“O propósito maior é mostrar o que já existe de bom sendo feito na comunidade, pelos próprios moradores, e ainda deixar um legado que possa, de fato, propor uma mudança de pensamento na juventude e garantir o exercício da cidadania”, comenta Marcelo Pereira (Foto: Val Fernandes/FEM)
O ato coletivo “Caminhada Unidos pela Paz” será nesta sexta-feira, 12, no conjunto Ilson Bairro, bairro Calafate. A concentração será na Escola Ilson Ribeiro, a partir das 7 horas. O objetivo é trabalhar noções de solidariedade e fraternidade entre os jovens, utilizando diversas linguagens artístico-culturais, como a dança, a música, o cinema e o esporte, além da oferta de oficinas e palestras.
A comunidade sai da Escola Ilson Ribeiro às 8 horas em direção à base comunitária da Polícia Militar (PM), que fica em frente à Escola José Potyguara, depois passa pela Escola Edilson Façanha, pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e finaliza na Praça do Calafate. Em seguida, às 14 horas, várias atividades de lazer e conscientização social serão desenvolvidas no local pela própria comunidade e órgãos parceiros da ação.
“O propósito maior é mostrar o que já existe de bom sendo feito na comunidade pelos próprios moradores e ainda deixar um legado que possa, de fato, propor uma mudança de pensamento na juventude e garantir o exercício da cidadania”, comenta Marcelo Pereira, gestor do Departamento de Apoio às Artes (Dartes), da FEM.
“Após a caminhada, a comissão vai se reunir novamente para decidir as próximas atividades no bairro.” O legado seria a implantação, ao longo do ano, de oficinas de capacitação, jogos esportivos e acesso à produção cultural de dentro e fora da comunidade.
A realização é do governo do Estado, por meio do programa “Cultura e Comunidade” da Fundação Elias Mansour (FEM), em parceria com a prefeitura de Rio Branco, Instituto Ecumênico Fé e Política (IEFP), Associação de Moradores do conjunto, Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular (CDDHEP), Artistas e Desportistas da Comunidade do Calafate (Adac) e das escolas Henrique Lima, Edilson Façanha e Ilson Ribeiro.
Folder_JPG_-_verso_
Programação
Sexta-feira, 12, a partir das 14h
Atividades artístico-culturais:
- Poesias com o Poeta da Baixada
- Apresentações de Hip Hop, Rap e outros, com o grupo Adac
- Aulão do programa “Saúde e Movimento”
- Apresentação de teakwondo e capoeira
- Torneio de futebol de salão
Serviços:
- Palestra sobre Direitos Humanos, com o CDDHEP
- Assistência Social, com o Cras do Calafate
- Direitos do Cidadão, com a Justiça Comunitária
- Atendimento no Posto de Saúde
Oficinas e palestras:
- Exibição de filmes
- Oficina de bonecos
- Oficina de teatro
- Oficina de cidadania
- Palestra sobre Direitos Humanos
- Oficina do projeto Adac
- Palestra sobre “Ensino Religioso e Construção da Paz”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços