Como uma empresa brasileira de alta tecnologia vai para o espaço é tema de colóquio


 
O professor Jarbas Caiado Castro Neto, do Instituto de Física de São Carlos (USP), participa do Colóquio de Física sobre o tema “Como uma empresa brasileira de alta tecnologia vai para o espaço”. Com entrada franca, o evento acontece hoje (12), às 16h, no Auditório do Departamento de Física, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).
A maior ênfase do programa espacial brasileiro tem sido em pesquisa e observação da Terra. Neste sentido os satélites do programa consistem basicamente de uma estrutura complexa para suportar uma câmera de alta resolução para observar a superfície da Terra. Dentro do programa espacial brasileiro, a Opto Eletrônica SA ficou responsável pelo desenvolvimento e fabricação das câmeras de satélites nacionais.
“Pretendo descrever nessa palestra os desafios enfrentados no desenvolvimento e fabricação de três modelos de câmeras, MUX, WFI e AWFI, onde as exigências do projeto nos fez trabalhar na fronteira tecnológica em todos aspectos do processo. Como demonstrarei o resultado foi um grande sucesso tecnológico com pouquíssimos competidores no mundo. Também comentarei as dificuldades de continuidade enfrentadas pelas empresas que participam no Brasil do programa espacial”, explica o professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços