Colônia de Férias da UPP Morro dos Prazeres leva crianças ao zoológico

Quinta edição do evento beneficiou mais de 100 moradores da comunidade


A 5ª edição da colônia de férias Amiguinhos da Paz, promovida pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Morro dos Prazeres, levou nesta quinta-feira (18/7) mais de 100 crianças ao Jardim Zoológico do Rio, na Zona Norte da cidade. Acompanhadas por oito policiais da unidade, as crianças, algumas com os pais, percorreram todo o circuito do parque, reafirmando a parceria entre comunidade e a UPP.

Para participar desta edição, os jovens de 6 a 14 anos precisaram comprovar bom desempenho, com notas MB ou B, além de comportamento disciplinado e frequência escolar. Durante a colônia de férias, iniciada na última segunda-feira (15/7), os participantes realizaram passeios e atividades como cinema, praia, visita ao Parque da Catacumba, na Zona Sul do Rio, e à sede do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais). Cerca de 20 alunos, entre 11 e 14 anos, receberam instruções para participar como monitor da colônia de férias, auxiliando os policiais na logística dos eventos externos.

Idealizadora do projeto, a soldado Juliana Garcia, 29 anos, aposta na iniciativa para educar e entreter os jovens da comunidade.

– Assim que entramos na comunidade, percebemos que as crianças passam muito tempo ociosas. Logo pensamos em estratégias que pudessem ocupar esse tempo livre. A iniciativa também proporciona uma integração maior com os pais, que confiam nos policiais de olhos fechados – afirmou a soldado, que também integra os projetos de xadrez e música oferecidos pela unidade de polícia.

Levando os filhos pela primeira vez ao zoológico, a moradora da comunidade, Adriana dos Reis, 32 anos, demonstra confiança na atuação e responsabilidade dos policiais.

– Durante esses eventos, vemos como eles são responsáveis. Nunca imaginei que um trabalho como esse pudesse ser realizado por policiais. Estou torcendo para essa iniciativa se repetir por muitas vezes – disse Adriana, acompanhada dos filhos Maria Beatriz e Ana Maria.

Frequentadora de todas as edições, a atendente Daiana dos Santos, 27 anos, aproveitou a oportunidade para levar os dois filhos e uma sobrinha ao passeio.

– Adoro vir com as crianças ao zoológico e não podia perder essa chance. Confio tanto na conduta dos policiais, que já deixei meu filho sair com eles para diversos eventos, sem que eu estivesse presente. Essas ações ocupam as crianças de maneira positiva – contou Daiana.

Na sexta-feira (19/7), último dia do projeto, o Arraiá da Paz, festa junina realizada no Casarão dos Prazeres, marcará o fim da festividade, com participação de um trio de forró, barraquinhas e brincadeiras para toda a comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços