Colombo fala das ações de governo para atender pedidos dos agricultores catarinenses

45 anos da fetaesc 20130703 1312785995
Crédito: Antônio Carlos Mafalda/Secom
O governador Raimundo Colombo participou das comemorações dos 45 anos da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado de Santa Catarina, Fetaesc, nesta terça-feira, 2, em Biguaçu. Colombo levou aos participantes as respostas do governo do Estado aos pedidos encaminhados pelos agricultores na pauta do Grito da Terra Brasil – ação que mobiliza trabalhadores rurais e expressa as principais reivindicações do setor. Em Santa Catarina, as principais solicitações envolvem a criação de políticas agrícolas, melhorias em assistência técnica e mobilidade rural, além de ações eficientes nas áreas de Meio Ambiente, Educação, Comunicação, Saúde e Segurança para as famílias das 17 microrregiões da Fetaesc.
No mesmo ato, o governador anunciou medidas imediatas para os agricultores, entre elas a autorização de concurso público para a contratação de 96 novos técnicos da Epagri e a liberação de R$ 5 milhões por ano, como subsídio para a construção de moradias previstas no Programa Nacional de Habitação Rural, PNHR, já desenvolvido pelo governo federal. De acordo com dados da Fetaesc, com esta espécie de complemento oferecido pelo Estado será possível subsidiar a construção de mil residências anualmente. Outra ação anunciada pelo governador foi a realização de reuniões bimestrais com líderes da Federação, para avaliar o desempenho das ações de governo para o setor e o encaminhamento de outros pontos da pauta.
Colombo também destacou o que considera uma conquista para a agricultura catarinense, a adesão do Estado ao Sisbi/Suasa – isso quer dizer que o sistema de inspeção dos produtos de origem animal feito pela Cidasc, credencia os produtores catarinenses a venderem seus produtos não só dentro do Estado, mas em todo o Brasil, o que representa melhores oportunidades de negócios e o fortalecimento das atividades agrícolas em pequenas propriedades rurais de Santa Catarina. “Ao mesmo tempo em que somos um dos menores estados do país em extensão territorial, somos o maior produtor de suínos, o maior na produção de maçãs, um dos maiores na atividade leiteira, entre outras. É nosso dever reconhecer e fortalecer as parcerias num dos setores mais importantes da economia catarinense”, afirmou Colombo.
45 anos da fetaesc 20130703 1384057243
Novas oportunidades
Para o secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues, o trabalho desenvolvido no Estado voltado à Agricultura, contempla quatro importantes eixos: pesquisa agropecuária, extensão rural, defesa sanitária animal e vegetal e o fomento agropecuário, por meio de programas de apoio e incentivo aos agricultores, com a promoção de novas oportunidades e qualificação de trabalho. “Somos parceiros e não vamos medir esforços para atender demandas do setor e garantir que as políticas públicas, que visem o fortalecimento da agricultura catarinense, sejam aplicadas com a máxima eficiência”, disse Rodrigues.
Além da participação nas discussões envolvendo a verticalização casada – aquela em que as empresas praticamente dominam todo o processo de produção - o governo do Estado também fará encaminhamentos para atender outras demandas, como a redução de impostos em insumos agrícolas, implantação da ferrovia do frango e o aumento da capacidade de armazenamento de grãos, com a construção de armazéns. “Estamos felizes com a parceria e, principalmente, em saber que o Estado está oferecendo toda a sua estrutura para estudar e atender nossas prioridades”, disse o presidente da Fetaesc, Walter Dresch.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade