Colégio Acreano completa 80 anos

Inaugurado em 17 de julho de 1933, o Colégio Acreano completa 80 nesta quarta-feira (Foto: Arquivo Secom)
Inaugurado em 17 de julho de 1933, o Colégio Acreano completa 80 nesta quarta-feira (Foto: Arquivo Secom)
Inaugurado em 17 de julho de 1933, o Colégio Acreano, originalmente nomeado como Ginásio Acreano, completa nesta quarta-feira, 17, seu aniversário de 80 anos de fundação, consolidando-se como uma das instituições públicas de maior importância do Estado.
A criação da escola trata-se de um importante marco da educação acreana, pois seu planejamento ocorre quando o país passava por várias transformações políticas e econômicas do governo provisório de Getúlio Vargas. A educação, nesse período, visava apenas formar trabalhadores para a sociedade emergente e mão de obra especializada.
Alunos do então Ginásio Acreano na década de 1930 (Foto: Patrimônio Histórico)
Alunos do então Ginásio Acreano na década de 1930 (Foto: Patrimônio Histórico)
Graças ao pensamento e ao esforço de educadores como Raimundo Gomes de Oliveira e Julieta Passos Galvão, foi possível buscar formas de implantar condições favoráveis à evolução do ensino acreano, tendo o próprio Raimundo dirigido a escola por mais de 30 anos.
Auxílio para os estudantes
Os educadores que se empenharam no planejamento do Colégio Acreano, incluindo também Mário de Oliveira, José Rodrigues Leite, Francisco de Oliveira Conde e outros, preocupavam-se com o futuro das crianças após terminarem o curso primário, que se encerrava no quarto ano.
Ainda hoje o Colégio Acreano é ícone da educação no Acre (Foto: Arquivo Secom)
Ainda hoje o Colégio Acreano é ícone da educação no Acre (Foto: Arquivo Secom)
Foi por isso que, nos anos 1930, teve início a idealização do ginásio, para que a juventude acreana tivesse mais chances de avançar no sistema educacional, pois a maioria desses jovens não tinha condições financeiras para dar continuidade aos estudos, tendo que ir trabalhar com agricultura ou seringa para ajudar no sustento da família.
Tendo essa realidade em vista para ser mudada, foi inaugurado, com uma turma de 40 alunos e com instalações provisórias em uma propriedade seringalista, o Ginásio Acreano, com o objetivo de ofertar o ensino secundário que seguisse os modelos já adotados pelas escolas no Território do Acre.
Ex-alunos de sucesso
Tendo passado por uma revitalização em 2006, as estruturas do Colégio ganharam banheiros adaptados para deficientes, sala de informática e a nomeação do teatro estudantil, em homenagem ao ex-diretor Raimundo Gomes de Oliveira.
A Fanfarra é um dos símbolos do colégio (Foto: Arquivo Secom)
A Fanfarra é um dos símbolos do colégio (Foto: Arquivo Secom)
Para o atual diretor do colégio, Adalberto Rangel de Lima, "trata-se de um orgulho poder estar na direção de um símbolo educacional do Estado. O Colégio Acreano continua incentivando seus alunos a correrem atrás dos seus sonhos e nunca desistirem, lembrando-os de que somos responsáveis pelas nossas escolhas e pelos nossos objetivos na vida".
E seguindo a tradição das instituições de ensino mais antigas, muitos dos ex-alunos do Colégio Acreano vieram a se tornar figuras de destaque na sociedade acreana, tendo algumas conquistado o reconhecimento nacional. Entre eles, estão o deputado estadual Helder Paiva, o senador Jorge Viana, o jornalista Armando Nogueira, o ex-secretário de Educação e governador Binho Marques, a conselheira Naluh Gouveia, o governador do Acre Tião Viana e o diretor da Biblioteca da Floresta, Marcos Afonso.
Também ex-aluna, e agora professora de História na escola, Maria do Perpétuo Socorro conta que, após concluir o ensino fundamental (antigo primeiro grau) em 1978, continuou os estudos e se formou na Universidade Federal do Acre (Ufac) no curso de História. Para ela, que leciona há 12 anos no Colégio, "é uma honra contribuir para um lugar que também teve papel fundamental nas minhas formações pessoal e profissional".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços