CMO remarca para terça-feira reunião para votar relatório preliminar da LDO

Da Redação
A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) suspendeu a reunião desta quinta-feira (4) para tentar votar o relatório preliminar do projeto (PLN 2/2013) de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014. Novamente não houve acordo para análise do texto, que está pronto há três semanas. Uma nova tentativa de votação foi marcada para terça-feira (9), às 14h30, no Plenário 2 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados.
Líderes partidários estão obstruindo as votações das comissões mistas do Congresso (Orçamento e medidas provisórias) para pressionar uma decisão de calendário sobre a votação dos vetos presidenciais. Além disso, a oposição quer que o Senado aprove o projeto de resolução que define o prazo de 30 dias para a votação desses vetos.
O Congresso Nacional arquivou na quarta-feira (3) 1.478 vetos presidenciais. Na próxima quarta-feira (10), haverá nova reunião entre os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado e líderes partidários para definir os critérios que vão nortear a votação dos 1.694 vetos restantes.
LDO
Só após a aprovação da versão preliminar do projeto da LDO será possível abrir prazo para emendas. O relatório final precisa ser aprovado pelo Congresso até o dia 17 de julho para que o recesso parlamentar não seja cancelado.
O relator da LDO, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), disse na quarta-feira que uma vez aprovado o relatório, um prazo de cinco dias seria suficiente para a apresentação de emendas. Oficialmente, o prazo é de até 10 dias; porém, o relator acredita em um acordo para reduzir esse período, medida que já foi tomada em outros anos. Uma das possibilidades é um acordo para votar o relatório preliminar e deixar a obstrução apenas para o relatório final, caso o impasse em torno dos vetos continue.
Enquanto o relatório não é votado, a comissão realiza seminários regionais para apresentar a LDO nos estados. Hoje, a reunião será em Palmas (TO), às 15 horas, na Assembleia Legislativa do estado; amanhã (5), será na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (MG), às 10 horas.
Da Agência Câmara
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade