Ceperj divulga dois resultados do concurso para o magistério estadual

Candidatos podem recorrer contra avaliação de títulos e prova discursiva

Dois resultados do concurso para o magistério da Secretaria de Educação, que inscreveu 27.666 candidatos, estão disponíveis no portal www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro). São eles: preliminar da avaliação de títulos para cargos efetivos de Docente I de 16 e 30 horas; e preliminar da prova discursiva para o cargo de professor de Ensino Religioso. A disputa envolve 362 vagas e cadastro de reserva, além de vencimentos de R$ 1.001,82 (16 horas) e R$ 1.878,40 (30 horas), mais benefícios.

A banca examinadora indicada pela Ceperj só avaliou os títulos, de caráter exclusivamente classificatório, dos aprovados na prova objetiva. E o diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, João Carlos de Carvalho, explica que quem não apresentou seus documentos, após o término desse exame aplicado em 19 de maio no Rio e em mais 17 municípios, foi classificado apenas pelos pontos obtidos na prova de múltipla escolha. O diretor também lembra que só foram corrigidas as redações dos que alcançaram a nota mínima para aprovação na prova objetiva, ou seja, 20 pontos.

Os professores que disputam cargos de 16 e 30 horas e apresentaram seus títulos podem somar até 11 pontos na classificação final. De acordo com João Carlos, será concedido a eles o direito à recontagem de pontos, exclusivamente para retificação de eventual erro material. Neste caso, o interessado deverá comparecer ao protocolo geral da organizadora, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio, nas próximas segunda e terça-feira (8 e 9/07), das 10h às 16h, sem prorrogação.

O resultado do julgamento dos pedidos de recontagem de pontos estará disponível no portal da Ceperj em 17 de julho, quando também será divulgado o resultado final da avaliação de títulos feita pela banca examinadora. No mesmo dia, o Diário Oficial do Estado publicará o resultado final deste concurso público e a classificação dos candidatos, que também estarão disponibilizados no site www.ceperj.rj.gov.br.

A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, feita pelos candidatos ao cargo de professor de Ensino Religioso, com carga semanal de 16 horas, teve o peso de 40 pontos. Também poderá recorrer o candidato que se julgar prejudicado. Basta comparecer ao protocolo geral da Ceperj, pedir vista da redação, e se for o caso, impetrar recurso nas datas estabelecidas no cronograma, ou seja, nos dias 8, 9 e 10 de julho. O resultado do julgamento dos recursos e o resultado final da prova serão divulgados em 19 de julho.

O objetivo da prova objetiva foi avaliar o conhecimento do candidato, assim como sua capacidade de expor assuntos, considerando os critérios de coerência e coesão textual, objetividade, clareza e correção da linguagem. Só foram corrigidos os textos dos aprovados na prova objetiva. Mas como lembra o diretor João Carlos, ao total foram acrescidos aqueles correspondentes aos candidatos cujas notas empataram com o último classificado nos três tipos de vagas: ampla concorrência, reservadas às pessoas com deficiência, negros e índios.

O resultado preliminar da avaliação de títulos – somente para os candidatos ao Ensino Religioso aprovados nas provas objetiva e discursiva – está previsto para 31 de julho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços