Centro de Educação Ambiental da Sanepar terá sede sustentável

A Sanepar recebeu o projeto final do novo Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra, a ser construído na Serra do Mar, às margens da Barragem Piraquara I. Elaborado pelo Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o projeto da nova sede está apoiado no conceito da sustentabilidade. Este projeto conta com a parceria do Rotary Internacional, que fornecerá a infraestrutura interna de todas as unidades.

“Pretendemos construir unidades semelhantes nas demais cidades que sediam as Gerências Gerais da empresa - Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel”, diz o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Péricles Weber, que recebeu o projeto junto com o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone. A construção da primeira casa autossustentável, no município de Piraquara, deve ser concluída no primeiro semestre de 2014. A licitação para contratar a execução da obra deve ser aberta nos próximos meses.

A ‘casa verde’ está projetada em três módulos independentes - Floresta, Água e Terra – mas integrados. Cada módulo possui técnica construtiva diferenciada e sustentável, tornando o próprio prédio um exemplo de educação ambiental.

NA PRÁTICA - Entre as características diferenciadas do projeto estão o desempenho térmico e acústico e a eficiência energética. As tecnologias sustentáveis previstas incluem o tratamento de esgoto por zona de raízes (sistema alternativo que trata o esgoto por meio de plantas), já que a região dos Mananciais da Serra não é atendida por rede coletora. Painéis fotovoltaicos e solares serão usados para geração de energia e aquecimento da água.

O projeto inclui ainda tijolos de solo-cimento, material alternativo e de baixo custo, telhas produzidas com raspas de pasta de dente, tinta mineral, além de sistema de coleta de água da chuva. O projeto possibilita também várias opções de montagem, de acordo com a necessidade de cada local de implantação.

O Módulo Floresta representa a Mata Atlântica e a biodiversidade da região. A parede verde refrigera o bloco da escada e o integra ao meio ambiente local. Este espaço é destinado às exposições e às atividades administrativas.

O Módulo Água – instalado no centro da construção – está associado à prospecção, tratamento e distribuição de água, uma das principais atividades da Sanepar. Painéis de vidro, que permitem ver a paisagem, remetem às bolhas da água em movimento. Foi projetado para abrigar o centro de recepção aos visitantes e também para ser utilizado como local de convívio. O Módulo Terra representa a terra fértil que sustenta a floresta e abriga os recursos hídricos. Neste espaço multifuncional serão realizadas as atividades lúdicas e pedagógicas.

A cerimônia de entrega contou com a presença de demais diretores da Sanepar – o diretor de Operações, Paulo Alberto Dedavid; Comercial, Antonio Carlos Belinati; de investimentos, João Martinho Cleto Reis Junior; Jurídico, Flávio Slivinski, e de Relações com Investidores, Francisco César Farah. Participaram também a PhD em Designer, Libia Patricia Peralta Agudelo; a arquiteta Marina Rodrigues Fernandes Oliveira, e a gerente da Unidade de Educação Ambiental, Lílian Pérsia Tavares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade