Casimiro de Abreu recebe tomógrafo móvel nesta terça-feira (16/7)

Unidade ficará na cidade até o dia 27 de julho e deve atender 450 pessoas

Distrito do município de Casimiro de Abreu, Barra de São João receberá o serviço de tomógrafo móvel, a partir desta terça-feira, 16 de julho. A unidade deverá atender 450 pacientes e ficará na cidade até o dia 27 de julho, beneficiando também moradores dos municípios de Silva Jardim, Rio das Ostras, Macaé, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Búzios.

A estrutura de atendimento será montada na Rodovia Amaral Peixoto, 895 no Hospital Estadual Gélio Alves Faria. O projeto criado pelo Governo do Estado tem como objetivo atender aos moradores de cidades em que não há este tipo de exame na rede pública de Saúde ou que o serviço já existente não seja capaz de suprir a demanda.

A unidade móvel, que tem capacidade para realizar 70 exames por dia, funcionará de segunda a sexta, das 8h às 19h, podendo ser estendido às 20h, e aos sábados e feriados das 7h30 às 15h. A estrutura conta dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda conta com vestiário para o paciente.

Criado em 2009 pela SES, este é o primeiro serviço itinerante de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. O outro tomógrafo móvel encontra-se em Itaguaí e deve ficar no município até o dia 24 de julho. Os dois aparelhos já realizaram, juntos, mais de 70 mil exames.

Agendamento e rapidez

Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.

O tomógrafo móvel foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O serviço funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade