Cardozo afirma que Arquivo Nacional já recuperou documentos atingidos por chuvas

Da Redação
O ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, minimizou os efeitos das chuvas que caíram na cidade do Rio de Janeiro, em março, e atingiram parte do acervo do Arquivo Nacional, que é vinculado à pasta. Do total de 210 mil caixas com documentos, afirmou, foram molhadas 800 caixas, ou 0,3% do total.
Logo depois, ele declarou que toda a documentação atingida e "parcialmente molhada" foi submetida a processos de secagem. Segundo Cardozo, os documentos já estariam "totalmente recuperados", e estão à disposição para consultas públicas.
– Não houve dano irreversível – frisou.
O diretor do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva, reiterou que não houve dano ao acervo ou abalo estrutural no prédio, mas lastimou o ocorrido, mesmo que em percentual pequeno, uma vez que o esforço do Arquivo Nacional é manter a integridade de todo seu acervo.
O Arquivo Nacional guarda, desde o tempo do Império, os mais importantes documentos históricos do país, inclusive os registros relativos aos atos dos sucessivos governos nacionais.
O ministro foi convocado para falar sobre a situação do Arquivo Nacional depois da falta de resposta a um requerimento anterior, na forma de convite, formulado pela senadora Ana Amélia (PP-RS).
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade