Campeões sul-americanos elevam nível do tênis de mesa dos Jogos Escolares


São Miguel do Oeste - Abraçada aos filhos Alexia, 14 anos, e Enzo, 12, a senhora Alice Nakashima era só felicidade na arquibancada do ginásio de esportes da Unoesc, na manhã desta sexta-feira, 26, em São Miguel do Oeste. Tal sentimento tinha um motivo: entre os 16 atletas que disputam o tênis de mesa dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 12 a 14 anos, seus filhos eram considerados os melhores da competição mesmo ainda não tendo ido às finais que ocorrem neste sábado. Alunos do Colégio Cenecista José Elias Moreira, de Joinville, ambos têm nos currículos títulos sul-americanos e contribuem para elevar o nível técnico dos Jesc.
Alexia Nakashima venceu por 3 a 0 o seu primeiro jogo contra Bruna Roza, da Escola Municipal Ernesto Sirino, de Abelardo Luz, e segue firme na busca pelo título da modalidade e representar Santa Catarina na etapa nacional dos Jesc que será em Natal no período de 5 a 14 de setembro. Quando se fala em título, Alexia tem muitos na curta carreira e entre os principais constam: o de campeã sul-americana e também o título latino-americano por equipe, ambos conquistados com a Seleção Brasileira Infantil em 2012 e 2013. E ainda campeã brasileira da etapa nacional dos Jesc em 2011, em João Pessoa, mesmo ano em que a atleta foi campeã estadual. A joinvilense é atualmente uma das cinco melhores atletas do Brasil em sua idade.
Mesmo tendo enfrentado atletas de grande nível técnico, Alexia gosta de jogar os Jesc “É  uma das competições mais importantes para nós de Joinville e estou bem confiante em vencê-la novamente, já que a única vez que pude participar foi em 2011, pois em 2012 não foi possível por eu estar com a Seleção Brasileira”. Alexia começou a treinar tênis de mesa aos 6 anos de idade por influência dos pais, ex-atletas da modalidade e atualmente treinadores. “Ela me acompanhava nas competições. Essa menina praticamente morava nas quadras de tênis de mesa, então era de se esperar que gostasse da modalidade”, confessa a mãe da atleta, Alice Nakaschima, enquanto olhava o filho Enzo se preparando para entrar em quadra.
Entre as façanhas de Enzo, constam os títulos de campeão brasileiro pré-mirim e campeão sul-americano mirim por equipe. Para o presidente da Federação Catarinense de Tênis de Mesa, Vilmar Schindler, os Nakaschima são revertidos de um talento puro. “Um talento que vem de berço. São dois grandes atletas. Percebe-se que uma garota como a Alexia é uma mesatenista acima da média”.
Os Jesc iniciaram quarta-feira, 24, com as modalidades de atletismo, ciclismo, judô e natação e encerram nesta sábado, 27, com o badminton, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez. O evento envolve 1.569 alunos de 443 escolas e os campeões das modalidades representarão Santa Catarina na etapa nacional dos Jesc realizada no período 5 a 14 de setembro, em Natal. Os Jesc são uma realização do Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte em parceria com a prefeitura de São Miguel do Oeste e as Secretarias de Desenvolvimento Regional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços