Brigada Militar comemora o Dia dos Bombeiros


Foto destaque
  • Solenidade militar fez parte das festividades pela data, reunindo o efetivo e convidados
Desde 1954, quando o então presidente da República, Getúlio Vargas, assinou decreto instituindo a data, no dia 02 de julho é comemorado no Brasil o Dia Nacional dos Bombeiros. Em Porto Alegre, o Comando do Corpo de Bombeiros (CCB) realizou nesta quarta-feira, em sua sede, uma programação comemorativa, que iniciou com café da manhã de confraternização entre o efetivo e convidados e seguiu com solenidade militar.

Na ocasião, o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do CCB recebeu quatro conjuntos de roupas de proteção química e um aparelho detector de produtos químicos. Os equipamentos foram adquiridos pela Casa Militar, por meio da Defesa Civil, a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público do Trabalho, e serão utilizados no trabalho do GBS em acidentes com produtos tóxicos em rodovias, ambientes confinados e em incêndios. A entrega foi feita ao comandante do GBS, major Roberto do Canto Wilkoszynski, pelo chefe da Casa Militar, coronel Oscar Luis Moiano; comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes; e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Guido Pedroso de Melo.

Oficiais e praças do Corpo de Bombeiros foram homenageados com a Medalha da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa): tenente-coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, tenente Antônio Marcelo Santos da Silva, 2º sargento Jordão Artur França Soares e 3º sargento Antônio Ricardo Aragão Marques.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Fernandes, fez referência ao trabalho que a Corporação vem realizando nas manifestações das últimas semanas, classificando como exitosa a atuação dos policiais militares e bombeiros. "Ao vermos o governador do Estado elogiando e aplaudindo a tropa junto dela, só podemos ter orgulho da atitude que esses profissionais têm adotado", falou. E acrescentou que a tática e técnica empregadas pela BM nessas ocasiões está servindo de modelo para o RS e o país.

O coronel Fábio ainda salientou as ações do Governo do Estado para a melhoria do trabalho dos bombeiros, como o aumento do efetivo em 889 soldados, a ampliação de 94 vagas na graduação de sargento somente no primeiro semestre deste ano, além da mudança no edital do concurso para ingresso na carreira, possibilitando maior especialização. "As atividades desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros são reconhecidas pela sociedade gaúcha como um serviço público essencial, valoroso e de qualidade no Estado", falou o comandante-geral da BM.

Também prestigiaram a solenidade o subcomandante-geral e o chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, coronéis Silanus Serenito Mello e Alfeu Freitas Moreira; o comandante do Comando de Operações Especiais (COE) da Corporação, tenente-coronel Ronaldo Nunes Prates; o comandante do 1º Comando Regional de Bombeiros, tenente-coronel Adriano Krukoski Ferreira; o assessor da Secretaria Estadual da Economia Solidária, coronel Altair de Freitas Cunha; os presidentes da Associação dos Oficiais da Brigada Militar (AsofBM), José Carlos Ricardi Guimarães, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), Joel Prates Pedroso, e da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Abergs), Ubirajara Pereira Ramos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade