Brasil inicia a disputa do Campeonato Mundial Júnior Masculino de Handebol


Equipe comandada por Jordi Ribera enfrenta o Chile na estreia da competição na Bósnia e Herzegovina
Santo André (SP) - A Seleção Brasileira Masculina de Novos de Handebol inicia, neste domingo (14), a disputa do Campeonato Mundial Júnior, que será realizado na Bósnia e Herzegovina até o dia 28 de julho. O primeiro adversário do Brasil na competição será o Chile. Ambos fazem parte do grupo D, ao lado de Espanha, Suécia, Egito e Kwait. A partida será disputada às 16h (horário de Brasília), em Zenica, que receberá todos os jogos da chave na fase classificatória.

A equipe tem uma grande expectativa para este campeonato, pois vem investindo pesado na preparação. Depois dos treinamentos no Brasil, esta semana, o grupo deu sequência às atividades na Europa, onde além de treinos, disputou uma série de amistosos na Eslovênia e na Hungria, contra as Seleções da Sérvia, Rússia, Hungria e Eslovênia, e se saiu muito bem em quadra.

"Foi uma experiência muito interessante", frisou o técnico da equipe, o espanhol Jordi Ribera, que comanda também a Seleção Adulta. "Esta semana jogamos contra quatro ótimas Seleções. Para os atletas, foi impressionante porque eles puderam sentir que estão muito próximos do nível de todos os adversários. Poderíamos, inclusive, ter vencido mais partidas, já que quando perdemos, foi por uma diferença de um gol ou no máximo quatro, mas nossa intenção era mais a preparação do que os resultados", avaliou o treinador.

Jordi enfatiza a importância desses amistosos para que a equipe ganhe mais experiência internacional para poder chegar com mais ritmo de jogo ao Mundial. "É muito importante quando o grupo joga contra equipes como essas e vê que tem possibilidade de vencer. Sabemos que temos as nossas limitações e ter essa consciência disso só faz a equipe querer crescer ainda mais e vencer essas limitações. O grupo está muito focado."

Sobre a estreia contra o Chile, que é um adversário bastante conhecido, Jordi se mostra precavido, apesar de que o último encontro entre as duas equipes foi na semifinal do Campeonato Pan-Americano, em março, em Mar del Plata, na Argentina, quando o Brasil venceu os chilenos com o placar de 32 a 17. "Os primeiros jogos são sempre difíceis. Vamos enfrentar o Chile com muito respeito e procurar fazer uma boa partida. Assim queremos agir com todos os adversários. Alguns jogadores que compõem a equipe chilena não tiveram a oportunidade de entrar em quadra no Pan-Americano na Argentina, então, alguns não conhecemos bem."

Na sequência, o Brasil enfrenta o Kwait, na segunda-feira (15). Na quarta (17), o terceiro jogo da fase será contra a Suécia. No dia seguinte, a Espanha será o adversário e, por último, o País pega o Egito, no próximo sábado (20). As oitavas de final serão realizadas nos dias 22 e 23, as quartas nos dias 24 e 25, as semifinais nos dias 26 e 27, e a grande final no dia 28.

Na chave A, que joga em Banja Luka, estão Tunísia, França, Rússia, Dinamarca, Angola e Sérvia. O grupo B é composto por Alemanha, Croácia, Suíça, Qatar, Holanda e Argélia e terá como sede Ljubuski. Bósnia, Congo, Eslovênia, Coreia do Sul, Argentina e Hungria formam a chave C. Os confrontos terão como palco a capital Sarajevo.

Programação - Grupo D (horário de Brasília)

Domingo (14)
11h - Espanha x Egito
13h30 - Suécia x Kwait
16h - Brasil x Chile

Segunda-feira (15)
11h - Egito x Suécia
13h30 - Chile x Espanha
16h - Kwait x Brasil

Quarta-feira (17)
11h - Espanha x Kwait
13h30 - Suécia x Brasil
16h - Egito x Chile

Quinta-feira (18)
11h - Brasil x Espanha
13h30 - Suécia x Chile
16h - Kwait x Egito

Sábado (20)
11h - Chile x Kwait
13h30 - Brasil x Egito
16h - Espanha x Suécia

Segunda-feira (22)
Oitavas de final

Terça-feira (23)
Oitavas de final

Quarta-feira (24)
Quartas de final

Quinta-feira (25)
Quartas de final

Sexta-feira (26)
Semifinais

Sábado (27)
Semifinais

Domingo (28)
Final

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços