Bairro Guanabara é beneficiado pelo programa Ruas do Povo

Gerson Ferreira é um dos moradores do bairro Guanabara e aproveita as melhorias trazidas pelo Ruas do Povo (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Gerson Ferreira é um dos moradores do bairro Guanabara e aproveita as melhorias trazidas pelo Ruas do Povo (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Os 83 anos não intimidam a disposição de Gerson Ferreira Dias, um senhor simpático e falante que aproveitou a manhã  de sol desta segunda-feira, 15, para, com a enxada na mão, espalhar o barro na calçada nova. Antes apenas um caminho cercado de mato e lama por onde sequer passava um carro, a Rua Curió, endereço do ex-seringueiro, no bairro Guanabara, agora está de cara nova. Além do pavimento, a obra do governo do Estado também levou água encanada para as residências.
“Aqui era o bairro do terror. O que tinha aqui era muito matagal para esconder bandido. Hoje a gente mora no céu. Acho que sou um abençoado por ter uma rua dessas, que antes não tinha condições de nada, era uma tristeza só. Agora, que a gente recebeu esse benefício, não custa ajudar a melhorar. Eu, que ainda tenho saúde, não tenho problema em fazer um capricho aqui na calçada”, comentou.
O bairro Guanabara fica ao lado dos bairros Altamira e Residencial Ouricuri. Ele foi contemplado pelo programa Ruas do Povo, executado pelo governo do Estado por meio do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa). A meta do governo é pavimentar todas as ruas dos 22 municípios acreanos que ainda não haviam sofrido intervenção pública. A cidade de Rodrigues Alves, no Vale do Juruá, foi a primeira a alcançar essa condição.
“No fim do dia as crianças podem brincar, não precisamos mais sair de casa com sacola nos pés. Antes não tinha quem andasse com os pés limpos”, disse a dona de casa Luedma Alves (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“No fim do dia as crianças podem brincar. Não precisamos mais sair de casa com sacola nos pés. Antes não tinha quem andasse com os pés limpos”, disse a dona de casa Luedma Alves (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Aqui não tinha rua. Era só um caminho cercado de mato que servia para esconder bandido. Agora até a segurança ficou melhor, sem falar que antes era uma mangueira de água para três vizinhos, e hoje cada casa tem a sua ligação de água. No fim do dia as crianças podem brincar. Não precisamos mais sair de casa com sacola nos pés. Antes não tinha quem andasse com os pés limpos”, disse a dona de casa Luedma Alves.
Segundo o Depasa, somente em Rio Branco serão beneficiadas mais de duas mil ruas. No ano passado foram entregues 500 ruas e a meta até o fim de dezembro é entregar mais 600. Na região dos bairros Altamira e Guanabara o investimento será de R$ 7,5 milhões, contemplando 43 ruas.
Em todo o Estado o Depasa vai pavimentar mais de 700 quilômetros de ruas. Em Rio Branco, 44 bairros estão em obras e 39 empresas se empenham para atender a demanda e aproveitar ao máximo os dias de verão.

As ruas pavimentadas despertam nos moradores a vontade de cuidar do espaço (Foto: Sérgio Vale/Secom)
As ruas pavimentadas despertam nos moradores a vontade de cuidar do espaço (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Antônia Almeida Bezerra preparava a terra em vasinhos improvisados com garrafas pet. “Vou plantar umas florzinhas na frente da casa. Agora faz até gosto ajeitar tudo. Antes nem rua tinha. Não passava carro aqui. Era só um caminho”, relata.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços