Audiência Pública em Pelotas promove debate em prol da filantropia da Ascar


Foto destaque
  • Lino De David esclareceu a situação do processo de reconquista da filantropia da Ascar
A Câmara de Vereadores de Pelotas realizou uma audiência pública "A favor da Ascar - Por uma Assistência Técnica e Extensão Rural e Social gratuita", nessa quinta-feira (04). O evento foi marcado pela presença de diversas lideranças políticas, representantes de entidades, associações de produtores, cooperativas, sindicatos e federação de agricultores, representantes dos movimentos sociais, quilombolas, agricultores familiares, pescadores e extensionistas rurais de todos os municípios da Zona Sul.

Na abertura, no Plenário da Câmara de Vereadores, o presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, apresentou o balanço das atividades socioassistenciais prestadas pela Emater/RS-Ascar nos últimos anos e esclareceu a situação do processo de reconquista da filantropia da Ascar. O objetivo da audiência pública foi mostrar à sociedade os riscos para o desenvolvimento do meio rural do RS, caso a Ascar perca a filantropia.

O vereador Beto da Z3, oriundo da Colônia de Pescadores e propositor do debate, disse que sem o trabalho da Extensão Rural as políticas sociais não chegarão para a maioria das famílias de pescadores de Pelotas e região. Entre outras manifestações, o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e prefeito de Pedro Osório, César Roberto de Brito, falou que a Emater/RS-Ascar presta serviços relevantes para o desenvolvimento regional. "A importância de ter programas com informações aos agricultores é preciosa. A Emater faz isso muito bem. Parece estar sempre online", concluiu o prefeito.

O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede/Sul), Cássio Mota, falou da intenção de promover uma grande mobilização, envolvendo sindicatos, cooperativas e agricultores em defesa da manutenção de uma Assistência Técnica e Extensão Rural e Social gratuita. "Queremos alimentos na mesa para todos, por isso necessitamos do trabalho da Emater", disse Mota.

Representando a pesquisa, o chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clênio Pilon, destacou que o Rio Grande do Sul tem o melhor serviço de Extensão Rural do país. "É uma Instituição comprometida com o público rural. Sem a Emater, a Embrapa não consegue atingir suas metas".

Em um depoimento emocionado, o agricultor familiar Jair Bonow lembrou dos extensionistas rurais pioneiros, que incentivaram a criação do Conselho Municipal de Integração e Troca de Experiências (Congides), do qual é presidente. "Os técnicos da Emater são como nossos pais, eles são nossa segunda família", disse Bonow.

A audiência pública seguiu com depoimentos de outras representações, todos favoráveis à continuidade dos serviços sociais gratuitos e pela manutenção da filantropia da Ascar.

Texto: Marco Medronha
Foto: Raíssa Medina/Emater/RS-Ascar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços