Assembleia autoriza financiamento para obras de combate a enchentes na RMC

Assembleia autoriza financiamento para obras de combate a enchentes na RMC



A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (01/07) proposta do Governo do Estado para formalizar com a Caixa Econômica Federal um empréstimo de R$ 184,7 milhões, que serão investidos em obras de drenagem para resolver o problema de enchentes que atingem municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A mensagem prevê a execução de obras para controle de cheias no Rio Barigui, em Almirante Tamandaré; canalização do Ribeirão Ana Luiza, em Fazenda Rio Grande; controle e revitalização do Rio Atuba, em Almirante Tamandaré, Colombo e Pinhais; obras nas bacias de retenção do Rio Itaqui e da Lagoa do Pedon, em São José dos Pinhais e Piraquara.

O Governo do Estado vai entrar com uma contrapartida de R$ 9,7 milhões. O contrato prevê juros de 6% ao ano e prazo de 20 anos para pagamento, com carência de três anos. Para a execução das obras serão relocadas 448 famílias ribeirinhas, com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida.

O líder do governo na Assembleia, deputado Ademar Traiano, disse que a única forma de evitar o risco de enchentes é com planejamento e investimento. “Estamos aprovando esse financiamento para que o governador Beto Richa possa executar obras importantes que vão melhorar a vida de milhares de famílias, que vão ficar livres desse pesadelo de ver suas casas inundadas”, afirmou Traiano.

AÇÕES - O governador Beto Richa também determinou atenção especial aos municípios do Interior do Estado atingidos pelas cheias. Nove caminhões carregados com donativos já foram enviados para as cidades, com três mil kits de cozinha, cobertores, cama, mesa e banho, repassados pela Defesa Civil, Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e Provopar.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil montou também uma força-tarefa para apoiar os municípios e faz monitoramento permanente junto ao Simepar e o Instituto das Águas para verificar a situação do clima e a elevação dos rios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços