Assembleia aprova projeto de Richa que dá desconto nas prestações da casa própria

Assembleia aprova projeto de Richa que dá desconto nas prestações da casa própria



O Governo do Paraná vai conceder isenção de até 100% de juros de mora e multa para mutuários inadimplentes de imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), administrados pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná). O projeto que cria o Programa de Recuperação de Créditos para estimular a renegociação de dívidas foi aprovado nesta segunda-feira (01), em primeira discussão, pela Assembleia Legislativa.

A Cohapar possui aproximadamente 25.800 mutuários inadimplentes, que devem mais de três prestações. O total da dívida é de R$ 142 milhões, sendo R$ 83 milhões de juros sobre os valores em atraso.

“Além de comandar o maior programa habitacional da história da Cohapar, o governador Beto Richa mostra o cuidado que tem com milhares de famílias que estão em dificuldades financeiras e não conseguem pagar a prestação da casa própria. É uma chance que o governo oferece para essas pessoas que sonham em quitar o financiamento e ter a escritura da casa própria”, disse o líder do governo na Assembleia Legislativa, Ademar Traiano.

Embora os valores das prestações mensais sejam pequenos, grande parte dos proprietários são de baixa renda e estão inadimplentes. Segundo o deputado, além do alcance social, a medida atende ao interesse público porque com os valores que vão entrar no caixa do governo, resultado da renegociação das dívidas, mais casas populares poderão ser construídas.

Desde o início do governo Beto Richa, 96% dos municípios foram atendidos pelo programa de habitação. Em quatro anos, o governo do Estado vai atender 110 mil famílias com moradias e 9 mil serão beneficiadas com a regularização de lotes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços