Artigo: Homenagem aos "Soldados do Fogo', por Fábio Duarte Fernandes


 
 
Em 2 de julho, comemora-se o Dia do Bombeiro Brasileiro. Nessa data, em 1856, o imperador d. Pedro II assinou o decreto imperial n˚ 1.775, regulamentando, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Na época, após repicar os sinos, homens, mulheres e crianças posicionavam-se em fila e, do poço mais próximo, de mão em mão passavam baldes com água até o local do incêndio.

Em abril de 1954, Getúlio Vargas assinou o decreto n˚ 35.309, que instituiu o Dia do Bombeiro Brasileiro, seguindo a mesma data decretada pelo imperador, e a Semana de Prevenção contra Incêndio, no período em que o 2 de julho estiver compreendido, como forma de reconhecimento "pelas constantes provas de valor e bravura". Considerou, também, a necessidade de os bombeiros ensinarem ao povo a prática de medidas preventivas capazes de evitar a ocorrência de sinistros.

Atualmente, o bombeiro realiza inúmeras missões, que vão além do combate a incêndios. Atua na prevenção de sinistros em geral, em serviços de busca, resgate e salvamento e executa atividades de defesa civil, auxiliando a população na preservação de vidas e de bens. Por isso, esses profissionais são evocados por adultos e crianças como símbolo de coragem e de solidariedade, num misto de herói e irmão.

Os bombeiros, conscientes de que o incêndio ocorre onde a prevenção falha, são homens e mulheres sensíveis às necessidades do próximo e ao bem servir à comunidade, sustentando o lema: "Servir, servir, sempre servir". Quando soa o alarme, estão preparados para agir imediatamente. Pegam seus equipamentos, entram no caminhão e saem para aplicar, com maestria, seus conhecimentos e suas técnicas, protegendo a vida e o patrimônio, sem qualquer distinção. No momento do perigo, esquecem a sua família e a si mesmos, põem à frente de seus olhos a missão de salvar e, com coragem, sobrepõem as dificuldades.

Rasgam o espaço, em meio a chamas e fumaça, na esperança de salvar uma vida. Prestamos nossa homenagem aos "Soldados do Fogo", destacando sua importância na sociedade, diante de seu nobre trabalho, que é reconhecido como um serviço público essencial, valoroso e de qualidade no Estado. Parabéns aos bombeiros!

Coronel Fábio Duarte Fernandes
Comandante-geral da Brigada Militar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade