Apucarana promoverá seminário de diversificação rural

A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Agricultura, promoverá no dia 25 de julho o Seminário de Alternativas de Diversificação e Geração de Renda na Propriedade Rural. O evento ocorre no período das 8h30 às 15 horas, na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), onde será servido almoço aos participantes. Durante o seminário, serão abordados assuntos como a piscicultura, cultivo do maracujá, hortifruticultura orgânica, pecuária leiteira e organização de grupos de produção.

O secretário municipal de Agricultura, João Carmo Fonseca, estima que o evento, realizado em parceria com a Emater, Banco do Brasil e Câmara de Vereadores, deverá reunir cerca de 200 agricultores familiares. De acordo com ele, a produção agrícola já é bastante diversificada no Município e o seminário buscará incentivar o desenvolvimento de novas atividades que tenham mercado e, consequentemente, apresentem retorno econômico aos produtores.

O evento também irá reforçar o compromisso da atual administração com o fortalecimento da agricultura familiar. “O prefeito Beto Preto está buscando viabilizar junto ao Ministério da Agricultura uma Central de Apoio e Comercialização da Agricultura Familiar. Essa é uma das propostas que foi apresentada durante o período eleitoral, chamada na época de miniceasa”, recorda.

A Prefeitura de Apucarana pretende fomentar a piscicultura, atividade que hoje está praticamente restrita aos pesque-pagues existentes do município. Neste sentido, há um projeto cadastrado no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos (Siconv), do Governo Federal, para a implantação de uma unidade demonstrativa de criação de tilápias e tanques-redes. “Trata-se de uma escola de capacitação para pequenos produtores de Apucarana e Vale do Ivaí, que deverá ser implantado no antigo Pesque Pague Social”, esclarece, afirmando que a meta é aumentar o número de piscicultores no município, chegando a cerca de 150 em quatro anos.

Outro nicho de mercado a ser explorado, a partir da organização dos produtores e de incentivos da administração municipal, é a horticultura orgânica. “São produtos diferenciados, que agregam valor e atendem os requisitos de segurança alimentar. Apesar da demanda que existe no mercado consumidor, praticamente não tem produtores que se dedicam a essa atividade em Apucarana”, avalia.

O Seminário de Alternativas de Diversificação e Geração de Renda na Propriedade Rural também abordará a cultura do maracujá, que conta com cerca de 10 produtores no município, conforme estimativa feita por Fonseca. Outra temática que será colocada em discussão é a produção de leite, bem como a organização de grupos de produtores. “Tudo isso será discutido dentro da perspectiva da agroindustrialização, buscando agregar valor aos produtos agrícolas e gerando mais renda aos agricultores familiares”, finaliz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços