Ampliação de escola profissionalizante vai trazer mais qualidade no ensino de cursos técnicos no Estado




fotos Rachid Waqued
Campo Grande (MS) – A melhoria da qualidade da formação técnica e aplicabilidade dos cursos técnicos foram destacadas com unanimidade pelo governador André Puccinelli e pela diretora Rosi Meire Ribeiro durante entrega da reforma e ampliação do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cepef) na noite de quarta-feira (3).
Para o governador a reforma do Cepef vai beneficiar ainda mais os alunos e vem ao encontro do período pelo qual o mercado de trabalho está passando e suas necessidades em Mato Grosso do Sul. “Os cursos são voltados ao momento atual do mercado e implantados mediante pesquisa do que esse mercado mais requer. Esse R$ 1.085 milhão investidos nos cursos profissionalizantes vai auxiliar os nossos jovens para adentrarem de imediato no mercado de trabalho. A diversidade e multiplicidade em nível de 2º grau têm a ver com a aplicabilidade de quem faz curso para vir ao encontro de um mercado que pague bem. Daí pra frente, os próximos passos vão depender do esforço de cada um para seguir o seu caminho”, ponderou o governador ao aconselhar os professores e todo corpo técnico do Centro. “Continuem a formar os nossos filhos, os filhos de Mato Grosso do Sul, para que eles possam prosperar e fazer prosperar o nosso Estado”.
Na visita pelos novos laboratórios o governador conversou com uma turma do curso de eletrônica. Puccinelli recomendou e lembrou os alunos do propósito de cada curso implantado no Centro de Educação Profissional. “Estes cursos oferecidos aqui são os que mais têm aceitação no mercado. Os tempos modernos de hoje sempre evoluem então procurem estar sempre atualizados”, disse André Puccinelli ao conhecer de perto os equipamentos e conferir a aula de eletrônica digital.
Desde 2007 na direção do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, Rosi Meire Ribeiro presenciou cada avanço e a implantação dos cursos técnicos de nível médio para educação profissional. O Cepef é uma instituição pública estadual que oferece educação profissional técnica de forma integrada, concomitante ou subsequente ao ensino médio. Além da gratuidade, os cursos técnicos da Rede Estadual de Ensino oferecem uniforme, material pedagógico e alimentação escolar.
Os quase 5 mil alunos que frequentam os cursos presenciais, a distância e semi presenciais das áreas de indústria, turismo, apoio educacional, gestão de negócios e designer gráfico buscam no Centro a capacitação necessária para ingresso imediato no mercado de trabalho. “Os nossos alunos de eletrônica e eletrotécnica são disputados pelo mercado de trabalho devido ao crescimento do segmento. Eles saem daqui até com o registro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o Crea”, explicou a diretora sobre dois dos cursos ministrados no Centro.
Atendendo alunos de 18 municípios de Mato Grosso do Sul, o Centro de Formação Profissional  conta com oito cursos presenciais, quatro pró-funcionário que atende servidores estaduais e municipais e um curso a distância de serviço público. A diretora Rosi Meire lembra que os cursos já mudaram a vida de muitos alunos que passaram pela escola. “O governo tem  investido na formação do trabalhador e assumido junto com cada aluno esse compromisso. Unidos eles [governo e trabalhador] estão trabalhando para o sucesso. Tudo é possível para quem elegeu a educação como prioridade de governo”, enfatizou a diretora de Cepef.
Reforma e ampliação
Para a reforma e ampliação da unidade foi aplicado o montante de R$ 1.085.794,10. A edificação passou por reforma geral, ganhou uma nova bateria de sanitários e a construção de oito novos laboratórios científicos de Física, Biologia, Química, e Matemática, laboratório Tecnológico de Sistema Digital, laboratórios de elementos de automação e acionamentos e laboratório técnico de máquinas e instalações elétricas (base tecnológica).
A área de ampliação corresponde a 681,57 m². A diretora do Cepef aponta que os novos laboratórios garantem o atendimento à característica própria da educação profissional. “É a possibilidade de executar a parte prática, o suporte para tudo o que é visto na teoria”. Com a construção dos novos laboratórios, os equipamentos de dois espaços que eram adequados às aulas foram então remanejados para a nova estrutura, preparada nas condições ideais específicas para a formação dos alunos. “Estaremos em salas mais amplas, que garantem a mobilidade do aluno e promovem a humanização, inclusive no quesito da segurança, necessário, por exemplo, nos cursos de elétrica”, finaliza a diretora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços