Alunos Formandos do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado encenam A Alma Boa de Setsuan

Alunos Formandos do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado encenam A Alma Boa de Setsuan
Releitura do clássico de Bertold Brecht é encenada pela primeira vez por jovens artistas do Cefar
Três deuses e uma missão: encontrar uma pessoa de alma boa em um mundo cada vez mais egoísta. Uma prostituta, Chen Te, é a escolhida e recebe um prêmio que a torna alvo de pessoas interesseiras, na cidade fictícia de Setsuan. A partir daí, é desenrolada a trama da comédia A Alma Boa de Setsuan, em cartaz de 4 a 14 de julho, no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes. Com entrada gratuita, o espetáculo é apresentado de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h.
A peça é encenada pelos alunos do último ano do Curso Profissionalizante de Teatro do Cefar, que tiveram participação ativa no processo criativo. “Foram muitas reuniões extracurriculares, para chegarmos a esse texto. E Bretch se adequou bem à proposta: um espetáculo que dissesse alguma coisa política, que fosse relevante e, ao mesmo tempo, tivesse um texto longo e denso, para que os alunos pudessem se aprimorar como atores”, afirma Glicério do Rosário, diretor do espetáculo.
De acordo com Patrícia Avellar Zol, diretora de Ensino e Extensão da Fundação Clóvis Salgado, A Alma Boa de Setsuan dá a oportunidade de os alunos renovarem e aperfeiçoarem o fazer artístico, exercitando o equilíbrio entre a prática e o que foi apreendido durante os três anos de curso. “A experiência de temporadas mais longas, oito espetáculos, além de brindarem gratuitamente a cidade, propicia aos jovens artistas vivenciar seu conhecimento, suas inquietações e características pessoais, origem de sua força e criatividade para o trabalho”, explica.
Escrita em 1941, na Alemanha Nazista, A Alma Boa de Setsuan conta a história de Chen te, uma prostituta que é considerada por três deuses a única pessoa de alma boa no mundo. A mulher recebe, então, uma grande quantia em dinheiro, para que consiga provar a teoria das divindades. Com posses e boa aparência, ela se torna cobiçada. Para se defender, cria um personagem fictício que a ajuda a equilibrar generosidade e seus próprios interesses.
Debruçando- se sobre o maniqueísmo, o espetáculo pretende instigar o público a analisar e avaliar o bem e o mal como dois vetores que coexistem em um mesmo ser. Para isso, o autor aposta em um texto duro, que distancia o público da catarse. “Bretch quer o público acordado, para que ele possa interferir”, explica Glicério.
Para aumentar a interação, e certo desconforto da plateia, os 16 atores se revezam, em cena, na interpretação de 24 personagens. “O cenário é prático. Os atores ficam à vista do público. É mais uma tentativa de quebrar a ilusão cênica”, conclui Glicério.
Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado
O Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar) integra a política do Governo de Minas de fomento à formação em arte, direcionada ao jovem artista e aos profissionais recém-formados. Oferece cursos técnicos, profissionalizantes e de extensão destinados à capacitação, qualificação, aperfeiçoamento e atualização de crianças, jovens e adultos nas áreas de teatro, dança e música.

SERVIÇO
Evento: A Alma Boa de Setsuan
Período: 04/07 e 14/07 (quinta a domingo)
Horários: quinta, sexta e sábado 20h, domingo 19h
Local: Palácio das Artes | Avenida Afonso Pena, 1537, Centro - Belo Horizonte
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços