Agentes estaduais e municipais irão participar de curso de capacitação


Objetivo é capacitar guardas municipais e policiais militares para as ações do programa “Crack, é possível vencer”

Terá início na próxima segunda-feira (29) o curso Tópicos Especiais de Policiamento e Ações Comunitárias (Tepac) que visa capacitar guardas municipais e policiais militares para as questões relacionadas ao programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”. O objetivo do programa é implementar e fortalecer os serviços de segurança pública, saúde e assistência social voltados para o tratamento dos usuários de crack e para o enfrentamento do tráfico de drogas ilícitas.

O secretário de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, destacou que a iniciativa envolve diversos órgãos, assim como a importância das ações preventivas. “As ações repressivas são imprescindíveis. No entanto, quando agimos nas causas, preventivamente, naturalmente reduzimos os efeitos”, explicou.

As aulas serão ministradas na Universidade Estadual de Londrina (UEL) até o dia 23 de agosto. Participarão do Tepac 80 agentes, sendo 40 da Polícia Militar e 40 da Guarda Municipal. Estão programadas 160 horas-aula de curso.

Segundo o tenente André Ricardo Alves de Carvalho, que é um dos coordenadores da ação, o curso será dividido em três módulos. “Nas duas primeiras semanas serão discutidos temas comunitários, ou seja, a relação desses profissionais com a comunidade. Na sequência, vamos abordar temas da área da saúde. Afinal, é fundamental que os agentes saibam lidar com os dependentes de droga e, também, para onde encaminhá-los”, explicou.

De acordo com Carvalho, iniciativas como essa irão propiciar que o combate ao crack seja realizado com sucesso na região. “É um evento muito importante, porque no dia a dia nos deparamos com situações bastante difíceis. Eles poderão agir de acordo com o que será passado por pessoas que realmente entendem do assunto”, destacou.

Para subsidiar as ações, O Ministério da Justiça do Governo Federal irá doar duas bases móveis (microônibus), 40 câmeras de vídeo-monitoramento, 4 viaturas, 4 motocicletas, 100 pistolas de condutividade elétrica (armas de choque) e 300 sprays de pimenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços