Adriana Calcanhotto lota Tenda da Flipinha




A aula-show de Adriana Calcanhotto estava marcada para as 17h30 de hoje, na Tenda da Flipinha, diante da praça da Matriz. Mas bem antes disso o espaço já havia lotado, com adultos sentados no chão e crianças cercando a cantora no palco.


Multidisciplinar, a artista lançou nesta edição da Flip Antologia ilustrada da poesia brasileira (Casa da Palavra, 2013), livro no qual reúne poemas de autores brasileiros do século 19 ao 21, como Ferreira Gullar, Gonçalves Dias, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado, Paulo Leminski e Décio Pignatari. Os desenhos que ilustram a obra são da própria Adriana.


“Fiz esse livro para mim. Havia um tempo que eu andava atrás de uma obra que agrupasse poesias de vários autores brasileiros. Como não encontrei, resolvi fazer eu mesma”, disse. “As antologias que eu via nas prateleiras das livrarias eram organizadas por assuntos, e não cronologicamente, o que dilui a influência de um poeta sobre a obra do outro.”


Pouco depois de cantar O poeta aprendiz, de Vinicius de Moraes, a artista comentou como foi dolorido ter de cortar tantas poesias do compositor de seu livro. “A coisa muito determinante para incluir uma poesia era enxergar nela algo que eu pudesse ilustrar. O que mais norteou a escolha foi essa ligação com a ilustração.”


O que deixou, no entanto, Adriana Calcanhotto “puta”, em suas próprias palavras, foi lançar uma antologia com textos de grandes autores sem poder incluir versos de Manuel Bandeira e Cecília Mereiles, que tão bem dialogaram com o universo infantil. “A ausência deles prejudica muito o livro, ficaram faltando peças. Mas esse é o tipo de problema que só os adultos são capazes de criar”, disse, referindo-se ao fato de não ter conseguido a cessão dos poemas por questões de direitos autorais.


Com três discos infantis lançados como Adriana Partimpim, a cantora foi acompanhada em uníssono por adultos e crianças ao tocar músicas como A casa, Gabriel e,especialmente, Fico assim sem você, com a qual encerrou o encontro para, a seguir, autografar seu livro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade