Acordo prioriza cultura e economia criativa de Natal



Jean Lopes
 Natal – Para estimular a cultura, desenvolver a economia criativa e fomentar novos negócios até a Copa do Mundo da FIFA 2014 na capital potiguar, o Sebrae no Rio Grande do Norte e a prefeitura fecharam um acordo de cooperação técnica com o objetivo de contemplar a cultura local, a criatividade, o audiovisual, o patrimônio imaterial dos bairros e o artesanato do estado. Serão quatro projetos com foco nas oportunidades geradas pela realização do mundial no Brasil e contempladas pelo programa Sebrae 2014. A assinatura do acordo ocorreu nessa segunda-feira (15), na capital. 
O convênio foi assinado pelo prefeito Carlos Eduardo Alves, pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Sílvio Bezerra, pelo diretor superintendente, José Ferreira de Melo Neto, e pelo diretor Técnico, João Hélio Cavalcanti. A parceria envolve quatro frentes, todas ligadas direta e indiretamente com a realização dos jogos da Copa no Rio Grande do Norte: a loja conceito Brasil Original, o Espaço Criativo, Território Criativo e o Inventário do Patrimônio Imaterial. A primeira delas é a criação da loja modelo Brasil Original, que está sendo instalada pelo Sebrae em todas as 12 cidades-sede da competição. O espaço terá uma grande mostra do artesanato potiguar e funcionará na feirinha da Árvore de Mirassol, onde tradicionalmente são comemorados os festejos de fim de ano em Natal.

O showroom visa a fomentar o artesanato alinhado com a mesma identidade visual que está sendo produzida no restante do país, mas guardando as especificidades regionais, para atender às demandas dos turistas. Osprodutos receberão o selo Brasil Original. Com uma estrutura sofisticada de integração sensorial, unindo som, imagens e iluminação, a ideia da loja é promover o desenvolvimento e comercialização de produtos artesanais de alto valor agregado buscando a elevação do patamar de qualidade estética, cultural e mercadológica visando o megaevento de 2014. A expectativa é receber 30 mi visitantes.
As peças que integrarão o espaço passarão por uma seleção. Os artesãos vão receber capacitações na área de gestão de negócios e consultorias para criação e acompanhamento de coleção, design de produto e embalagens, e gráfico. A curadoria ficará por conta da prefeitura de Natal. O critério será expor produtos inovadores focados na iconografia regional. “A proposta é deixar o espaço de forma permanente para visitação. Esperamos inaugurá-lo antes dos jogos iniciarem”, antecipa Sandra Martins. 
Outro projeto é Um olhar sobre a cultura local, que consiste no mapeamento do patrimônio Imaterial da capital potiguar. Será feito um levantamento do patrimônio cultural imaterial de todos os bairros da cidade, considerando a dimensão sócio-histórica. Serão identificados os principais saberes e ofícios produzidos em cada localidade. Desde os artesãos, cozinheiras, folguedos, contadores de história, rezadeiras, pescadores e catadores de mariscos até as bordadeiras.

Estão incluídas nesse mapeamento as celebrações e expressões mais relevantes da localidade, como festas de padroeiros, grupos de teatro, quadrilhas, blocos carnavalescos, trios de forrós, bandas musicais, assim como os lugares mais significativos para a coletividade. Serão contemplados no inventário os 36 bairros de Natal, dos quais 18 já foram mapeados. É o caso do Alecrim, Bom Pastor, Cidade Alta, Cidade da Esperança, Dix Sept Rosado, Felipe Camarão, Igapó, Mãe Luiza, Nordeste, Nova Descoberta, Ponta Negra, Praia do Meio, Petrópolis, Quintas, Redinha, Ribeira, Rocas e Santos Reis. A intenção é editar o inventário para torná-lo material didático a ser distribuído nas escolas do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade