Ações socioambientais influenciam investidores na tomada de decisões

Por Paulo Veras

Questões sustentáveis são levadas em consideração por investidores na hora de tomar decisões de negócios. Esse é o resultado a que chegou a dissertação de mestrado “Um estudo sobre os critérios considerados pelos investidores na tomada de decisão relativa a investimentos socioambientais”. O trabalho foi desenvolvido pela pesquisadora Livia Vilar Lemos no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFPE. “A sociedade requer um desenvolvimento sustentável que garanta a sobrevivência das gerações futuras e qualidade de vida da atual. Portanto, essa visão recai sobre as empresas com a cobrança de uma proposta proativa sobre tais questões”, explica Livia.
Para desenvolver o trabalho, sob a orientação da professora Umbelina Lagioia, a pesquisadora aplicou questionários com 205 investidores e potenciais investidores ligados à Finacap Consultoria Financeira e Mercado de Capitais e à Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) no Recife. Desses, 169 responderam o questionário completo, um dos pré-requisitos para realização da pesquisa. Os dados coletados foram submetidos a análise estatística de ordem descritiva, fatorial e inferencial.
O levantamento encontrou um cenário positivo: 83,1% dos potenciais investidores ouvidos são totalmente favoráveis aos Investimentos Socialmente Responsáveis (ISR) e 81,5% deles se consideram socialmente responsáveis. Os ISR são investimentos em empresas que exercem ações de responsabilidade social corporativa, isto é, possuem ações sustentáveis.
Em geral, esses investimentos são feitos através da compra de ações e quotas de investimento. Na pesquisa em questão, levou-se em consideração apenas a perspectiva do investidor individual. “De forma detalhada, é aquele que deposita seus recursos no mercado acionário e não procura apenas o retorno econômico. Ele também quer que seu investimento viabilize retornos não financeiros, que as empresas nas quais ele investe realizem projetos socioambientais”, diz Livia.
O estudo tem outros números que reforçam a preferência dos ISR dentre os investidores. Mais de 90% dos potenciais investidores consultados acreditam que as empresas com projetos ambientais possuem mais credibilidade junto à sociedade. Apesar disso, mais de 59% dos entrevistados acreditam que as empresas têm outros interesses além da melhora da qualidade de vida, ao investirem em ações socialmente responsáveis.
IDADE – Outro resultado importante percebido com o estudo diz respeito à idade dos participantes. Não há uma relação absoluta, mas, dentre os que são a favor dos ISR, 39,1% têm de 46 a 65 anos. Já dentre os que são indiferentes 35,7% são menores de 27 anos. “Os dados da pesquisa não permitem identificar os motivos de os jovens se preocuparem menos com estas questões”, explica Livia. Ela admite, porém, que essa relação foi identificada e defende que ela possa ser objeto de estudo de outras pesquisas.
Além disso, Livia aponta outras formas de aperfeiçoar os resultados desta pesquisa futuramente. A principal delas é ampliar o estudo, aumentando a amostra pesquisada para saber se as percepções são alteradas e incluindo uma análise qualitativa no levantamento. Outra possibilidade seria ouvir os analistas de investimento que trabalham em corretoras, que são responsáveis pela seleção das melhores empresas para se fazer aplicações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade