“A oportunidade é como o vento”

  O filósofo Mario Sergio Cortella encerrou a primeira edição do Congresso para o Desenvolvimento do Varejo e da Feira Brasileira do Varejo, promovidos pelo Sindilojas Porto Alegre.
 


Crédito: Daniela Villar
“A oportunidade é como o vento, precisamos ir atrás dela e não esperá-la”, compara o filósofo, mestre e doutor em Educação, Mario Sergio Cortella, na noite desta sexta-feira, 12 de julho, durante palestra Da oportunidade ao êxito: mudar é complicado? Acomodar é perecer!, que lotou o auditório no Congresso para o Desenvolvimento do Varejo. Cortella encerrou as atividades do último dia do evento promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, paralelamente, à 1ª Feira Brasileira do Varejo, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. Para 2014, o evento está marcado para os dias 13, 14 e 15 de agosto.
Cortella inicia a explanação refletindo que mudar é complicado, porque o hábito é quase uma regra: “As pessoas acreditam que o modo como fazem as coisas é a única maneira possível”. Porém, é preciso ter flexibilidade para não envelhecer e mudar o que é ultrapassado. “O mercado é difícil sempre. Isso é desculpa. Precisamos estar atentos às oportunidades. Quando todos choram, alguém vende lenço”, observa.
Ele indica prestar atenção no que leva a inovar, avançar e melhorar na rotina: “Mude a estrutura da organização e use a tecnologia como uma aliada. Nunca esqueço a frase de Einstein que diz que é tolice fazer as coisas sempre do mesmo jeito e esperar resultados diferentes”.
Alerta, porém, que há situações no varejo que não podem ser modificadas, como a relação com o cliente e a decência. Por outro lado, a mudança de como as coisas são feitas e a relação com a tecnologia são válidas, pois permitem reservar tempo para o restante, aconselha. “O varejista não pode adotar como lema de vida a música do Zeca Pagodinho que diz Deixa a vida me levar, vida leva eu, mas sim a do Geraldo Vandré que canta Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, finaliza.
O presidente da Febravar, Paulo Kruse, agradeceu a presença de todos e encerrou a primeira edição do evento com saudações. “É com muita satisfação que encerramos a 1ª edição do evento. Estamos felizes, pois acreditamos que a feira obteve muito sucesso. Inclusive, a 2ª edição já está marcada para os dias 13, 14 e 15 de agosto”, destacou. O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, ressaltou que o evento trouxe tudo o que há de mais moderno no mundo em varejo e que o sucesso deve-se ao trabalho realizado por toda a equipe.
Sobre o Sindilojas Porto Alegre
Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade