A mãe paratiense dos irmãos Mann




Personagem até então pouco explorada nas obras publicadas sobre os irmãos escritores Thomas e Heinrich Mann, a paratiense Julia da Silva Bruhns teve trechos de sua história recontada ontem à noite em uma das mesas da FlipMais, na Casa da Cultura de Paraty. O debate marcou o lançamento de Terra mátri - A família de Thomas Mann e o Brasil, de Frido Mann, Paulo Astor Soethe e Karl-Josej Kuschel.

Mãe dos dois principais escritores alemães do século 20, Julia nasceu em Paraty, em 1851. Viveu num casarão da cidade, o Engenho Boa Vista, até ser mandada por seu pai à Alemanha, após a morte da mãe, a brasileira Maria Senhorinha da Silva. No livro, os autores esquadrinham as marcas deixadas em Julia e nas gerações seguintes pela infância passada no Brasil.

Alguns dos documentos inéditos compilados no livro, publicado originalmente na Alemanha, foram mostrados ontem durante o debate pelo coautor brasileiro Paulo Soethe. Ele e a tradutora de Terra mátria, Sibele Paulino, foram mediados por Johannes Kretschmer. Frido viria à Flip, mas teve de cancelar sua participação por motivos pessoais.

Entre os documentos mostrados durante a apresentação estava uma carta enviada por Julia ao filho, Thomas Mann, autor dos venerados A montanha mágica e Doutor Fausto. Escrita em alemão, traz trechos em português, como na despedida, ao usar a palavra “afeto”.

No debate, Soethe mencionou também os encontros de Thomas Mann com intelectuais brasileiros como Sérgio Buarque de Holanda e Erico Veríssimo, e evitou polemizar sobre o futuro do casarão onde Julia viveu. Patrimônio histórico, hoje em péssimo estado de conservação, ele teria sido vendido ao navegador Amyr Klink.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade