“90% dos lançamentos são resultados da inovação. Apenas 10% são invenções”


Martha Gabriel encerrou as atividades do segundo dia do Congresso para o Desenvolvimento do Varejo com a palestra Inovação e criatividade no varejo.
 
 
Crédito: Sindilojas Porto Alegre 
Para a engenheira Martha Gabriel, pós-graduada em Marketing e Design e PhD em Artes, inovar exige observação: “90% dos lançamentos são resultados da inovação. Apenas 10% são invenções”. Ela encerrou as atividades do segundo dia do Congresso para o Desenvolvimento do Varejo com a palestra Inovação e criatividade no varejo. Promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, o evento paralelo à 1ª Feira Brasileira do Varejo (Febravar) segue com visitação gratuita até amanhã, 12 de julho, das 14h às 20h, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. Apenas as conferências marcadas para as 19h exigem a compra de ingresso, que pode ser feita no site do evento ou na própria feira.
Martha afirma que se vive em um ritmo muito acelerado e em um ambiente cada vez mais híbrido (on e off), nesse contexto, as lojas físicas estão se transformando em espaços de encantamento, experiência e entretenimento. “O novo cenário é descentralizado e horizontal. Antes não inovávamos, porque as tribos não se falavam. Hoje, com a tecnologia e a melhora da comunicação, há troca de ideias e, consequentemente, inovação”, completa.
No cenário atual, as empresas não conseguem mais aumentar receita vendendo os mesmos produtos para os mesmos clientes. Para competir e lucrar, não basta reduzir custos ou aumentar preços. Segundo Martha, isso só é possível através do lançamento de novos produtos com valor perceptível para o cliente. “Para inovar, é preciso ter pensamento crítico e criatividade. Engana-se quem pensa que é possível apenas inovar em produto. Isso também pode ser feito através de melhorias em processos, serviços, modelo de negócio, criação de valor, mercado e invenção”, destaca.
Ela detalha que um projeto de inovação envolve as seguintes etapas: observação; interação (como eu ajo); estalo (momento em que se tem a ideia); patrocínio (proteção da ideia até que ela se torne um protótipo); formatação; relevância (colocar a ideia à prova); e aprofundamento (transformar o produto em protótipo). A inovação, acrescenta, exige visão de mercado: “O ponto forte também é o que cega. Em um ano muda tudo, seja o mercado, seja o desejo”.
Martha considera que inovar não é uma tarefa fácil, pois não garante sucesso: “Fomos educados para acertar apenas e, para inovar, precisamos errar algumas vezes”. Ela acredita que todas as pessoas possuem algum grau de criatividade: “A criatividade está mais ligada ao ambiente e aos estímulos. Todos possuem capacidade de aprender. A ideia é hipervalorizada, quando, na verdade, o processo deveria ocupar esse papel”. De acordo com a palestrante, o consumidor que é inovador, ou seja, aquela pessoa que consome todas as novidades do mercado, representa apenas 5% a 10% da população. A grande parte das pessoas, entre 80% e 90%, é considerada mediana, ou seja, acompanha e adquire produtos inovadores a cada um a dois anos, em média. E 5% a 10% da população é considerada retardatária por não acompanhar a tecnologia de nenhuma maneira.
Sobre o Sindilojas Porto Alegre
Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços