2º Encontro Iniciação Científica para o Ensino Médio da UFPE premia alunos

A UFPE premiou duas alunas do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio da UFPE/CNPQ 2012-2013 (Pibic Ensino Médio), durante o 2º Encontro Iniciação Científica para o Ensino Médio da UFPE, realizado em 28 de junho no Colégio de Aplicação da UFPE. O primeiro lugar ficou com a estudante Alice Arruda de Almeida, orientada pela professora Ana Maria Alves de Souza, que desenvolveu o projeto intitulado “Buscando Cromatografia Alternativa”, ligado à subárea Química Orgânica.
No evento, também foi concedida menção honrosa para a aluna Júlia Lopes de Souza, que elaborou, sob orientação da professora Maria Idalina da Cruz Pires, o trabalho “O uso da Mídia no ensino da História da contemporaneidade: análise dos trabalhos dos anos de 2007 até 2011 do Acervo do projeto  ‘Construindo a História da Atualidade’”, da subárea História Moderna e Contemporânea.
O 2º Encontro Iniciação Científica para o Ensino Médio da UFPE contou com 11 apresentações orais dos resultados finais de trabalhos desenvolvidos, entre março de 2012 e janeiro de 2013, por alunos do Colégio de Aplicação sob a orientação de professores da instituição. Além da participação de uma comissão de avaliação interna, formada por oito professores do colégio, o 2º Enic teve a contribuição e acompanhamento externos da pesquisadora Lígia Albuquerque de Melo, Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)

Walderez Ferreira, coordenadora de iniciação científica da Propesq, pró-reitoria que gerencia o Pibic Ensino Médio e realiza o Enic na UFPE, destaca: “Esse programa é a primeira semente plantada para despertar nos jovens a vocação científica em todas as áreas do conhecimento”. A diretora em exercício do Colégio de Aplicação, Adriana Rosa, também ressaltou a importância do programa na formação dos alunos do colégio: “A pesquisa científica já faz parte do quadro de atividades dos professores do Colégio de Aplicação da UFPE, mas iniciar um trabalho institucional como este, com bolsas, gera mais evidência ao que se produz e é desenvolvido na escola”.
De acordo com Walderez, o interesse pelo Pibic Ensino Médio na UFPE, que está em sua terceira edição, aumentou bastante. “No processo de inscrição do último edital, o número de propostas submetidas chegou a 30. Tivemos também outra novidade: além de professores do Colégio de Aplicação, docentes de outros centros acadêmicos da UFPE, como o Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) e o Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), submeteram projetos em resposta ao Edital 2013-2014.”

A coordenadora também informou que, este ano, alunos do Colégio Militar do Recife puderam ser indicados como orientandos, pois o colégio pôde entrar como instituição parceira da Universidade, como previê o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O conselho é a instituição que concede as bolsas ao estudantes do programa e delega a Universidade a responsabilidade de selecionar os bolsistas e geri-lo.

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