I Congresso do IBDCivil
08 a 10 de agosto de 2013  -  Bolsa de Valores - Centro do Rio de Janeiro - RJ




Nas últimas décadas, operou-se sensível transformação no cenário jurídico mundial, especialmente no direito civil. As grandes mudanças sociais não permitem que se continue a aplicar regras elaboradas para uma sociedade que era agrária e patriarcal. As descobertas tecnológicas, como a internet e a biomedicina, criam ainda maiores desafio para a regulamentação das relações privadas. Diante disso, o Direito Civil afasta-se de sua vocação patrimonialista, voltando-se para a realização da pessoa humana. Na experiência brasileira, a Constituição da República de 1988 consagra a solidariedade social e a dignidade da pessoa humana e assim altera a interpretação das relações privadas. Afirma-se, assim, a despatrimonialização, socialização, personalização e constitucionalização do direito civil.

O Congresso do Instituto Brasileiro de Direito Civil - IBDCivil, a realizar-se nos dias 8, 9 e 10 de agosto deste ano, na Bolsa de Valores, no Centro antigo do Rio de Janeiro, destina-se a examinar as tendências interpretativas, os problemas e as controvérsias do direito civil atual, dos pontos de vista legislativo, doutrinário e jurisprudencial, em torno de seu tema central: Liberdades e Tecnologia.

Juristas de todo o país estarão reunidos neste evento, concebido pelo Instituto Brasileiro de Direito Civil – IBDCivil, associação sem fins lucrativos dirigida pelos Professores Gustavo Tepedino (Presidente), Luis Edson Fachin (Vice-Presidente) e Paulo Luis Neto Lôbo (Vice-Presidente).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade