Zoneamento Agrícola orienta plantio de feijão e arroz 
 Com a medida, Mapa identifica os municípios e os períodos de semeadura em condições de baixo risco nas regiões 
 
 Brasília  - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, dia 14 de maio, o zoneamento agrícola do feijão primeira safra, para 13 estados; o arroz irrigado para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo; e o arroz de sequeiro para outros 15 estados. O zoneamento vale para a safra verão 2012/13.

A produtividade do feijão é bastante afetada pelas condições climáticas prevalentes durante o ciclo da cultura. Entre os elementos que mais influenciam na produção desta cultura estão a temperatura, a precipitação pluvial e a radiação solar. As altas temperaturas também têm efeito prejudicial sobre o florescimento e a frutificação do feijoeiro e as temperaturas baixas reduzem a produtividade. O período mais crítico se situa entre 15 dias antes da floração e a floração plena. Por isso, o plantio sob condições controladas apresenta grande potencial de produção, alto rendimento de grãos e estabilidade de produção.

No caso do arroz irrigado e de sequeiro há peculiaridades no plantio que também devem ser levadas em conta. Os principais elementos climáticos que impactam a cultura do arroz são a temperatura, que influencia o crescimento, desenvolvimento e produtividade, e a precipitação pluvial, por exemplo. As fases mais sensíveis quanto à temperatura são as de pré-floração e floração. No caso específico do arroz de sequeiro, o regime pluvial é importante, porque o sequeiro é dependente do regime pluvial, uma vez que a ocorrência de estresses hídricos, pode comprometer a produtividade da cultura.

Com a divulgação do zoneamento agrícola, o Ministério da Agricultura quer identificar os municípios e os períodos de semeadura, para as culturas, em condições de baixo risco climático nas regiões dos estados brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços