Violinista Miquéias Haluen se apresenta no projeto Sexta Tem


O músico Miquéias Haluen é a atração principal da noite (Foto: Roberto Macena)
O músico Miquéias Haluen é a atração principal da noite (Foto: Roberto Macena)
A Escola Acreana de Música (EsAM) realiza um concerto de violino na sexta-feira, 18, a partir das 20 horas, como parte do projeto “Sexta Tem”, realizado pela Fundação Elias Mansour. O músico Miquéias Haluen é a atração principal da noite, ele ainda receberá a cantora Vitória Elizabeth, o violonista Dircinei Souza e alguns integrantes da Orquestra Filarmônica do Acre.
O espetáculo será dividido em duas etapas, com duração total de 50 minutos. Uma contempla a execução do erudito e a segunda parte o popular, fazendo referências aos grandes nomes do chorinho, como Pixinguinha, Ernesto Nazareth e até mesmo Heitor Villa-Lobos. “O que nós esperamos é que muito gente compareça para conhecer um pouco mais sobre os instrumentos de cordas. É importante para a formação de plateia”, comenta Miquéias.
Sobre o músico
Natural de Rio Branco, o rapaz nasceu em 1986 e aos oito anos de idade começou os seus estudos na ONG Musicalizar. Teve o seu talento descoberto aos 17 anos pela Dra. Glesse Collet, que o levou para estudar na Universidade de Brasília (UnB). Lá, fez parte da Orquestra

de Cordas e, em seguida, participou da gravação de um CD, na Alemanha, com os outros músicos.
Em 2005, ele foi apresentado à violinista búlgara Evgenia Maria Popova. A musicista logo buscou uma bolsa de estudos com o Governo do Acre para possibilitar a especialização de Miquéias na Academia Nacional Pancho Vladigerov - Bulgária. Em 2008, de volta ao Brasil, fez parte da Orquestra de Câmara do Estado do Mato Grosso e em 2009 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
O jovem agora atua como multiplicador das experiências que adquiriu durante a sua trajetória. Atualmente trabalha como professor da EsAM e da Escola Musicalizar e é, também, o líder do naipe de primeiros-violinos da Orquestra Filarmônica do Acre, o chamado spalla. Depois do maestro, na prática, é ele quem comanda a orquestra.
Curiosidades – Miquéias Haluen foi orientado por professores de renome internacional como E. Popova (discípula de L. Kogan), N. Koeckert (Bron - Oistrakh), E. Lehninger Rostal - Flesch, N. Erlich (Rostal - Flesch), Yuriy Rakevich (Conservatório P. I. Tchaikowsky de Moscou), além de ser procedente da linhagem do lendário Wieniawsky (Halluen - Popova - Kogan - Yampolsky/Heifetz - Auer - Joachim - Servaczynsky – Wienyawsky). Ele recebeu um prêmio naAudição de Orquestra Filarmônica Jovem do Palácio das Artes de Belo Horizonte e outro na Audição de Orquestras de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços