Programa Estradas da Produção recupera estradas do município

Rio Claro

O governador Sérgio Cabral, através do decreto 42.244, de 15 de janeiro de 2010, criou o Programa Estadual de Estradas da Produção, que visa à pavimentação das estradas vicinais no interior do Estado do Rio de Janeiro, que possuem condições precárias de tráfego e trechos que ficam críticos no período das chuvas.
Para conversar sobre o assunto, engenheiros da Emater se reuniram com o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Mário Vidigal, com o Secretário de Planejamento Urbano, Obras e Serviços Públicos, Flávio Improta, e o Subsecretário, José Laercio Esperança, no dia 8 de maio, no gabinete da Prefeitura.
O coordenador de engenharia rural da Emater, Roberto Isídio, disse que o projeto desenvolve um trabalho contínuo, de forma preventiva, em todo o Estado, para recuperar as estradas vicinais e melhorar as condições de escoamento da produção e o deslocamento das famílias dos produtores rurais. “O município receberá um trator que melhorará as principais estradas, a princípio durante 30 dias. O objetivo é atender Rio Claro da melhor forma possível”, completou.
Para atender os 92 municípios do estado foram disponibilizadas 21 patrulhas. A patrulha de Barra do Piraí atenderá sete municípios, entre eles, Rio Claro.
Antes de definir as estradas que serão pavimentadas, será feito um levantamento para avaliar as condições do solo, o número de horas que as máquinas precisarão trabalhar, o estado de conservação do lugar e o tipo de serviço que cada máquina fará.
“Analisaremos as condições técnicas dos locais, se é viável ou não arrumar aquela estrada. Inicialmente o Prefeito Raul Machado indicará os locais que mais precisam de atenção e nós faremos uma avaliação”, detalhou o supervisor regional de engenharia Sebastião Vilela.
Mário Vidigal comentou que o Sertão Hortelãs provavelmente será um dos primeiros locais a serem atendidos, frisando que todos os distritos serão analisados e o foco serão as estradas mais precárias.
“Com a restauração das estradas, o Programa proporcionará melhores condições de tráfego para a população rural, desobstruindo e recuperando pontos críticos do município”, finalizou Vidigal.

Foto: programa-estradas-producao.jpg
Crédito: Luiz Souza
Legenda: Engenheiros da Emater explicam sobre Estradas da Produção

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade