UNESCO lança cartilhas na Amazônia

Por Redação TN/ONU-Brasil

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lança hoje (03/05) em Atalaia do Norte (AM) material de educação preventiva  para os povos indígenas do Vale do Javari sobre HIV/Aids, hepatites e doenças sexualmente transmissíveis.  A iniciativa ocorre por meio do Plano Integrado do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) para a Amazônia – Amazonaids (AM).
O objetivo da cartilha é possibilitar aos povos indígenas das etnias Marubo, Matis e Mayoruna o acesso a informações sobre as formas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e orientação para que eles busquem diagnóstico e tratamento. O material foi elaborado em português e nas línguas indígenas de cada etnia.
O kit inclui um filme e três cartilhas sobre saúde e prevenção. Essas cartilhas são resultado de duas oficinas de prevenção às DSTs/HIV/Aids e hepatites virais, que, em 2011, reuniram professores, agentes indígenas de saúde, pajés, curandeiros, parteiros e lideranças de diferentes povos indígenas da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços