Sincretismo religioso é tema do programa Nação, na TVE
 
Ogum é considerado o primeiro dos orixás a descer do céu para a terra, um guerreiro que lutava incessantemente contra seus inimigos. São Jorge, de acordo com a tradição, foi um soldado romano venerado como mártir cristão. Ogum é São Jorge? Ou São Jorge que é Ogum? O programa Nação deste sábado (19), às 20h, na TVE, aborda a relação entre as divindades e explica o que é sincretismo religioso.
O programa destaca a procissão de São Jorge, que atrai milhares de fiéis há 59 anos e é uma das mais importantes manifestações sincréticas de Porto Alegre. Ela reúne no mesmo ato católicos e devotos das religiões de matriz africana. Para falar sobre o assunto foram convidados o professor de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Emerson Giumbelli, o padre da Igreja São Jorge, Paulo José Scopel, e o pai de santo Áureo de Ogum.
O Nação apresenta também trechos de dois documentários que abordam o sincretismo religioso: Devocão, de Sérgio Sanz, e Atlântico Negro, na Rota dos Orixás, de Renato Barbieri. No programa, o apresentador Alan Barcellos destaca ainda o livro de fotografias Cavalo de Santo, lançado por Miriam Fichtner no final de 2011 e que traz informações sobre as religiões afro-gaúchas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços