Servidores participam do XX Encontro de Preparação à Aposentadoria


Programa traz informações legais, psicossociais e sobre a saúde do servidor aposentado, além de possibilitar um espaço de debates e inter-relacionamento
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Pública, realizou, na manhã de hoje (9), o XX Encontro Anual de Preparação à Aposentadoria. O encontro foi realizado no auditório da Associação de Aposentados da Prefeitura (AAPML), que fica na rua Kozen Igue, 270, jardim Granville, região sul da cidade.

O público-alvo é formado por funcionários aposentados em 2011, os que vão se aposentar este ano e no próximo (2013), bem como seus respectivos cônjuges. Durante o encontro, foi servido café da manhã com música ao vivo, ao som da Banda de Músicos de Londrina, seguido pela confraternização. Os presentes puderam assistir à palestra “Idade com muita vida”, com a psicóloga Luciana Gusmão.

Para a servidora pública, Deonice Alves Melanda, o encontro é importante, porque dá orientações àqueles que vão se aposentar e oportuniza um espaço de debates e confraternizações sobre as mudanças na rotina dos trabalhadores. “Com uma sutileza e de maneira gostosa, o programa te prepara para aproveitar melhor o tempo disponível. É uma preparação para o tempo de mudanças que ocorrem com a chegada da aposentadoria”, disse a funcionária que vai se aposentar em agosto deste ano.

A futura aposentada explica que está se adaptando bem ao período que chegará, em grande parte, porque vem participando dos encontros anuais e confraternizações realizadas pela Secretaria de Gestão Pública desde 2010. “Comecei a aplicar no meu dia a dia o que aprendi aqui, como fazer caminhadas pela manhã. Estou calma em relação à mudança, mas, se pudesse participar dos encontros todos os anos, eu o faria”, comentou Deonice. 

O objetivo do programa é proporcionar aos servidores informações e reflexão sobre as questões relacionadas aos aspectos legais, psicossociais e sobre saúde. Além disso, é oportunizado um espaço de inter-relacionamento e de debate sobre as formas de utilização do tempo livre com a chegada da aposentadoria e sobre o processo natural de envelhecimento.

Cerca de 100 servidores participaram do encontro anual. Para o diretor de Gestão de Saúde Ocupacional, Roberto Pintor, este evento é o primeiro de muitos que os futuros aposentados poderão participar e receber orientações com profissionais de diversas áreas.

O presidente da Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina, Mauro Lucio de Oliveira, colocou-se à disposição dos servidores, para auxiliá-los com as possíveis dúvidas que surgem nesse período de transição, assim como fez o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da cidade, Marcelo Urbaneja.

Para o superintendente da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais (CAAPSML), Dênio Balarotti, o momento de troca de informações para a aposentadoria é um período de extrema importância. “O servidor deve estar preparado para exercer outras atividades diárias, porque, parar de repente de fazer as atividades que exerceu durante anos gera consequências. Por isso, é preciso participar da preparação”, afirmou.

O Programa de Preparação à Aposentadoria foi implantado em 1993, na tentativa de minimizar o impacto da aposentadoria e prevenir situações que possam resultar em desajuste ou desequilíbrio biopsicossocial na vida do servidor em fase de se aposentar.

O desenvolvimento do Programa se dá por meio de encontros mensais e anuais, com a participação opcional dos aposentados, pré-aposentados e cônjuges, abordando temas pertinentes a este universo. O programa está embasado no respeito ao ser humano e na consciência dos prejuízos que podem advir do rompimento brusco das rotinas de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços